Um olhar sobre as mulheres negras na literatura dos contos afro-brasileiros de Mestre Didi. Antonio Marcos dos Santos Cajé
Visualizações: 961Palavras-chave:
cultura, conto, mulher, resistência, literatura.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os contos afro-brasileiros de Mestre Didi através de uma reflexão epistemológica, traçando uma junção da história e da memória abordada pelos contos nas personagens de mulheres negras, sendo analisados por uma episteme da cultura afro-brasileira. Além disso, fazer entender que os contos afro-brasileiros possuem um conhecimento carregado de saberes e fazeres cognitivos da tradição, para compreender a ideia de identidade, refletindo sobre as resistências e a luta no combate ao racismo e preconceito. Para compor o suporte teórico, foram abordados autores clássicos e contemporâneos em várias áreas do conhecimento, uma vez que o objeto do estudo é lançar um diálogo entre os âmbitos dos saberes históricos populares com os saberes encontrados nos contos de Mestre Didi. O resultado dessa abordagem revela-se na necessidade do resgate constitutivo dos contos na cultura e valores dos costumes, hábitos e tradição do povo negro. Vale ressaltar a importância das mulheres negras nas narrativas ficcionais que muito ensinam sobre uma realidade contribuindo para dissolver a misoginia em nossa cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).