A recepção crítica e historiográfica da ficção decadente na França e no Brasil: convergências e inconsistências

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Autores

  • Daniel Augusto Pereira Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ficção decadente, Decadentismo, Écriture artiste, Literatura brasileira, Literatura francesa.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar as principais tendências da recepção crítica e historiográfica da ficção decadente na França e no Brasil, desde as décadas finais do século XIX até a segunda metade do XX. Partimos da hipótese de que, nos dois países, as reflexões sobre a literatura decadente tiveram focos bastante semelhantes. Na explicitação dos juízos sobre essa produção literária, observamos, pelo menos, três recorrências: a instabilidade terminológica e conceitual de grande parte dos estudos literários em relação à decadência literária; a avaliação negativa da linguagem das obras decadentes, acusadas de serem obscuras e ininteligíveis; e a acusação de que, nas letras brasileiras, a ficção decadente seria fruto de uma influência estrangeira, sobretudo de base francesa. Para cada um desses pontos, propomos uma outra leitura da decadência literária.

Biografia do Autor

Daniel Augusto Pereira Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Daniel Augusto P. Silva é bacharel e licenciado em Letras (Português/Francês) e mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na mesma Instituição e bolsista CAPES sob orientação do Prof. Dr. Julio França (UERJ). É coorganizador do livro Páginas Perversas: narrativas brasileiras esquecidas (Appris, 2017). Além disso, é integrante do Grupo de Pesquisa Estudos do Gótico, do Grupo de Pesquisa Vertentes do Fantástico na Literatura e do Grupo de Pesquisa Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica, todos reconhecidos pelo CNPq. Durante o período de 2014 a 2016, foi bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ) no projeto de pesquisa "O medo como prazer estético: uma investigação sobre o horror, o grotesco e o sublime na Literatura Brasileira", com orientação também do Prof. Dr. Julio França (UERJ).

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

PEREIRA SILVA, Daniel Augusto. A recepção crítica e historiográfica da ficção decadente na França e no Brasil: convergências e inconsistências. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 184–209, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3397. Acesso em: 18 abr. 2024.