O mal-estar (pós) moderno: sadismo, violência e transgressão no conto “O Cobrador”, de Rubem Fonseca

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v1i28.5908

Palavras-chave:

Sadismo, Violência, Transgressão, Pós-modernidade, Rubem Fonseca

Resumo

O presente trabalho visa analisar o conto “O cobrador” de Rubem Fonseca, abordando seu personagem central em uma crítica às classes brasileiras favorecidas. Este artigo analisa a violência e o sadismo contidos nesta narrativa, por meio do estudo do protagonista, o qual faz parte de um grupo de excluídos socialmente e que se revolta com sua situação, buscando resolvê-la pelos caminhos da violência. É possível compreender a formação desse personagem e, dessa forma, analisar a desigualdade social, o sadismo e a violência, refletidos em um sujeito que atinge o ponto máximo da brutalidade no desejo de mudar a realidade – ações entendidas como uma transgressão. Pretendemos com tal análise demonstrar o quanto a literatura representa a realidade, a sociedade, a cultura e os sentimentos mais obscuros do ser humano, sobretudo pela estética pós-modernista e no ambiente metropolitano consumista; inigualavelmente operacionalizados por Fonseca.

Biografia do Autor

Jaqueline Carvalho Silva, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, campus Assis

Doutoranda em Letras (UNESP/Assis). Possui Mestrado em Linguagens e Letramentos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui Graduação em Pedagogia - UNICESPI (2013) e Graduação em Letras - Português, Inglês e respectivas literaturas pela Faculdade de José Bonifácio- UNIESP (2012). Possui Pós-graduação em Alfabetização, Letramento, Literatura e Inclusão pela Faculdade de Tecnologia Paulista. Pós-graduada em Gestão em Direção, Supervisão e Mediação Escolar pela Universidade de Jales. Atualmente é Professora de Língua Portuguesa, Linguística e Educação do Instituto Jaguar de pós-graduação. Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte e da Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC). Trabalha em editoras educacionais prestando assessoria a municípios e Redes de Ensino Público e Particular. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Educação com ênfase nas temáticas: Letramento, Avaliação, Leitura e Escrita. Ministra palestras e consultorias concomitantes com suas áreas de atuação.

Rodrigo Donizeti Mingotti, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), campus de São José do Rio Preto.

Atualmente, desenvolve pesquisa em nível de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras (conceito CAPES 6) da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), campus de São José do Rio Preto. Também encontra-se sob vias de defesa de sua dissertação de Mestrado, sob os auspícios da CAPES. Pela mesma instituição, graduou-se em Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Francês. Atua na área estudos comparados, principalmente no que diz respeito às relações Brasil-França. Outros assuntos de seu interesse são: as relações História, Cultura e Literatura, o romance brasileiro dos séculos XIX e XX, literatura fantástica, conto e miniconto.

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

SILVA, Jaqueline Carvalho; MINGOTTI, Rodrigo Donizeti. O mal-estar (pós) moderno: sadismo, violência e transgressão no conto “O Cobrador”, de Rubem Fonseca. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 104–128, 2021. DOI: 10.61389/revell.v1i28.5908. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5908. Acesso em: 22 dez. 2024.