O DIREITO INTERNACIONAL E A SOBERANIA DOS ESTADOS: BREVE ANÁLISE
Visualizações: 525Resumo
O conceito de Soberania e seus aspectos internos e externos parte dopressuposto que o Direito Internacional rege as relações entre os Estados, e cada um tem sua jurisdição respeitada pelos demais. Soberania posta em cheque ou choque devida à relativização da soberania interna em prol do Direito Internacional.
PALAVRAS-CHAVE: Direito Internacional; Soberania; Relativização
Referências
BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 1994.
BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 10ª ed. São Paulo: Malheiros. 1996, p. 126
CARLEZZO, Eduardo. Soberania x Direito Internacional. In Âmbito Jurídico, Rio Grande, II, n. 6, ago 2001. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5580&revista_caderno=16. Acesso em jul.2018.
CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 14. ed. São Paulo: Malheiros, 2000. p. 89.
FARIA, José Eduardo. O Direito na Economia Globalizada. São Paulo: Malheiros, 1999, p.07.
LITRENTO, Oliveiros. Curso de Direito Internacional Público. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
PAUPÉRIO Arthur Machado. O conceito polêmico de soberania. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense,
REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 348.
DONZELE, Patrícia Fortes Lopes. Aspectos da soberania no Direito Internacional. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1496/Aspectos-dasoberania-no-Direito-Internacional. Acesso em 23 jul.2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.