O IMPACTO DO ASPECTO RELIGIOSO NO CENÁRIO DA GUERRA RÚSSIA-UCRÂNIA

Visualizações: 3

Autores/as

Resumen

O conflito armado e geopolítico entre Rússia e Ucrânia gerou uma influência evidente no caráter religioso de ambas as nações, especialmente no que tange ao nacionalismo russo e o seu sentimento antiocidentalista. Por sua vez, a religiosidade russa é tida como um mecanismo legítimo do governo, inclusive como aparato de guerra e mola propulsora à invasão de países, como no caso, o país vizinho. Por se tratar de países com pensamento ortodoxo, a pretensão russa é instituir uma identidade única, sob o argumento de uma eventual limpeza legítima da cultura ucraniana e implantação do pensamento russo. Para tanto, este estudo prioriza o impacto do aspecto religioso como força empreendedora do viés nacionalista e possíveis consequências às demandas políticas, sociais e culturais da nação atingida. Neste interim, o apelo às similaridades religiosas é considerado como grande estratégia do Estado russo pela unificação territorial, já que o caráter político gera um suporte irrestrito às ações estatais.

Biografía del autor/a

Lincon Monteiro BENITES, MUST UNIVERSITY

Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Várzea Grande-UNIVAG. Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Criminais pelo Centro Universitário União das Américas. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual pela Universidade Gama Filho. Mestrando em Science in Legal Studies, Emphasis in International Law, pela Must University.

Publicado

2024-07-01

Cómo citar

BENITES, L. M. (2024). O IMPACTO DO ASPECTO RELIGIOSO NO CENÁRIO DA GUERRA RÚSSIA-UCRÂNIA. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 11(18), 149–160. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/8342