O IMPACTO DO ASPECTO RELIGIOSO NO CENÁRIO DA GUERRA RÚSSIA-UCRÂNIA
Visualizações: 85DOI:
https://doi.org/10.61389/rjdsj.v11i18.8342Resumo
O conflito armado e geopolítico entre Rússia e Ucrânia gerou uma influência evidente no caráter religioso de ambas as nações, especialmente no que tange ao nacionalismo russo e o seu sentimento antiocidentalista. Por sua vez, a religiosidade russa é tida como um mecanismo legítimo do governo, inclusive como aparato de guerra e mola propulsora à invasão de países, como no caso, o país vizinho. Por se tratar de países com pensamento ortodoxo, a pretensão russa é instituir uma identidade única, sob o argumento de uma eventual limpeza legítima da cultura ucraniana e implantação do pensamento russo. Para tanto, este estudo prioriza o impacto do aspecto religioso como força empreendedora do viés nacionalista e possíveis consequências às demandas políticas, sociais e culturais da nação atingida. Neste interim, o apelo às similaridades religiosas é considerado como grande estratégia do Estado russo pela unificação territorial, já que o caráter político gera um suporte irrestrito às ações estatais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.