JUSTIÇA ESPECIAL DE PAZ NA COLÔMBIA E A COMISSÃO DA VERDADE
Visualizações: 66DOI:
https://doi.org/10.61389/rjdsj.v11i17.8573Resumen
O artigo faz análises críticas sobre os trabalhos da Comissão da Verdade, uma recente na Justiça Especial de Paz da Colombia e faz comentarios sobre o documento chamado de “Convocatoria a la Declaración de la Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición-PAZ grande informe final. Um dos mais importantes documentos das Américas, sendo elaborado pela comissão chamada de “Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición, 2022” que serve de base para os primeiros jugamentos da Justiça Especial de Paz. São narradas responsabilidade pelas mortes e desaparecimentos praticados durante o período, incluindo o sequestro, tortura, prisão, assassinato, e violação contra estrangeiros. A Justiça Especial de Paz-JEP colombiana segue seu trabalho na busca de uma reparação integral. Há uma abordagem histórica do relatório da Comissão da Verdade sobre os crimes cometidos durante o período da guerrilha colombiana, com os primeiros resultados desse processo de paz. Pelo método dedutivo busca-se apontar os limites desses julgamentos usando a jurisprudencia da Corte Interamericana e tratados internacionais, além das leis internas. As conclusões estão em capítulo próprio e servem para os autores apontarem as soluções para reparações integrais, incluindo punições dentro do direito à verdade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.