ESTADO PATRIMONIALISTA, VIOLAÇÃO DOS DIREITOS E GARANTISMO
Visualizações: 543Resumo
O presente estudo visa conhecer a origem dos problemas sociais presente no Estado brasileiro bem como a manutenção dessa estrutura, consequência de seu caráter patrimonialista, o qual resulta na ineficácia do cumprimento dos direitos e garantias fundamentais consagrados naConstituição Federal, excluindo sobremaneira os cidadãos nas decisões governamentais e de políticas públicas a que fazem jus. Através do levantamento de dados encontrados na literatura, pretende-se estudar a estrutura patrimonialista do Estado brasileiro, e, à luz da teoria garantista do Direito, identificar quais instrumentos normativos do Direito são eficazes no controle e combate ao patrimonialismo e que permitam a efetividade da Constituição para construção e realização do Estado Social e Democrático de Direito.
Palavras-chave: Patrimonialismo. Estado. Direitos fundamentais. Garantismo Jurídico
Referências
FERNANDES, Pádua. A Produção Legal da Ilegalidade: Os Direitos Humanos e a Cultura Jurídica Brasileira. Tese de doutorado, USP, faculdade de Direito, São Paulo, 2005.
FERRAJOLI, Luigi: Derecho y Razón – Teoría del Garantismo Penal. Madrid: Trotta, 1998.
FERRAJOLI, Luigi: O Direito como Sistema de Garantias. In OLIVEIRA JR., José Alcebíades de (Org.): O Novo em Direito e Política. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997, pp. 89-109.
FURTADO, Celso. A pré-revolução brasileira. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1962.
MOURÃO, Rafael. Celso Furtado e a questão do patrimonialismo no Brasil. PUC-MG, 67 vol. 24, n. 1, jan./jun. 2015.
O’NEIL, T. Neopatrimonialism and public sector performance and reform. In: Overseas Development Institute - ODI. Research Project of the Advisory Board for Irish Aid. London, 2007.
SCHWARTZMAN, Simon. Bases do autoritarismo brasileiro. 4. ed. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2007.
SINDZINGRE, A. N. The concept of neopatrimonialism: divergences and convergences with development economics. In: GERMAN INSTITUTE OF GLOBAL AND AREA STUDIES - GIGA. Workshop: neopatrimonialism in various world regions. Hamburg, 2010. v. 1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.