DOPING NO ESPORTE: RESPONSABILIDADE DO ATLETA DE ACORDO COM O CÓDIGO MUNDIAL ANTIDOPAGEM
Visualizações: 330DOI:
https://doi.org/10.61389/rjdsj.v9i14.7279Resumo
O presente trabalho busca analisar e refletir sobre o doping no esporte, de modo a entender a responsabilidade do atleta segundo o Código Mundial. Este artigo surgiu da ideia de que, no século atual, o combate ao doping consolidou-se em meio à sociedade, objetivando o esporte com respeito ao espírito de fair play, equidade e justiça. Com esta iniciativa, pretende-se questionar sobre a utilização de métodos ou substâncias proibidas, analisando a responsabilidade do atleta quando flagrado. Para analisar essas questões o artigo constituiu-se de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se de textos acadêmicos publicados e doutrinas como referencial teórico, a fim de refletir e analisar o Código Mundial Antidopagem e fazer abordagem de alguns pressupostos da responsabilidade civil no Direito Brasileiro para melhor entendimento, visando análise no que se refere a responsabilidade do desportista flagrado no exame.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.