ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS NORTEADORES DO DIREITO AMBIENTAL EM CONTRASTE AOS ALTOS ÍNDICES DE USO DE AGROTÓXICOS NO CENÁRIO AGROBRASILEIRO
Visualizações: 126DOI:
https://doi.org/10.61389/rjdsj.v11i18.8635Resumo
O Brasil vem apresentando-se nos últimos anos como um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, em virtude do sistema agrícola convencional, arcabouço tecnológico e influência política, nos quais contribuíram para uma rápida industrialização, conquanto considerada por muitos como imprudente e precoce. Ocorre que a preocupação no que tange a preservação ambiental e ao mesmo tempo com a saúde pública, não seguiram no mesmo ritmo. O artigo foi estruturado por meio de pesquisa documental, utilizando o método dedutivo, por intermédio de revisão bibliográfica sobre o tema em revistas especializadas, publicações, dissertações, monografias, documentos digitais, amparando-se também em Normas e Leis que regulam o tema, visando investigar o grande avanço e altos índices de entrada e uso de agrotóxicos no cenário agrobrasileiro. No qual pode inferir-se que o uso desenfreado de agrotóxico no Brasil, não trata de uma conduta silenciosa. Seguindo a regulamentação estabelecida existe legalmente um controle estatal sobre as pessoas físicas e jurídicas, no que tange a compra, uso, fabricação, aplicação, comercialização, produção, até mesmo as formas de descarte e armazenamento das embalagens utilizadas, conquanto se faz necessário verificar, analisar e discutir sobre a pouca ação/criação e investimentos de políticas públicas efetivas de controle e fiscalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.