ANÁLISE DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA DO ARTIGO DE OPINIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO

Autores

  • Débora Mariana Ribeiro USP
  • Maria de Fátima Rodrigues Silva Paulino USP
  • Sílvia Mamede Carvalho USP

Palavras-chave:

Artigo de opinião, livro didático, língua portuguesa, produção escrita, dialogismo,

Resumo

Neste artigo apresentamos descrição e análise de uma proposta didática de produção de artigo de
opinião em um livro didático de Língua Portuguesa (LP) destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O
objetivo é expor e analisar essas atividades tendo como pressuposto a teoria dialógica de Bakhtin e o Círculo em
confronto com o guia do livro didático PNLD (2014). Primeiramente descrevemos a organização da unidade e
em seguida procedemos à discussão de como é proposto o ensino da escrita do gênero para o aluno. A partir da
análise, verificamos algumas inadequações na proposição da atividade, pois os procedimentos de ensino desse
gênero não levam o aluno a se colocar responsivamente. Os resultados indicam que o modelo de escrita indicado
no livro didático (LD) analisado pressupõe uma perspectiva tradicional de escrita em que o aluno, a partir da
oferta de um único exemplar do gênero a ser produzido, deverá seguir o modelo para que escreva o seu texto.
Este trabalho possibilita traçar estratégias de análise do LD de LP para auxiliar no processo de ensino e
aprendizagem do artigo de opinião.

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Publicado

11/04/2019

Como Citar

Ribeiro, D. M., Silva Paulino, M. de F. R., & Carvalho, S. M. (2019). ANÁLISE DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA DO ARTIGO DE OPINIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 8(8). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3485