ANÁLISE DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA DO ARTIGO DE OPINIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO

Débora Mariana Ribeiro, Maria de Fátima Rodrigues Silva Paulino, Sílvia Mamede Carvalho

Resumo


Neste artigo apresentamos descrição e análise de uma proposta didática de produção de artigo de
opinião em um livro didático de Língua Portuguesa (LP) destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O
objetivo é expor e analisar essas atividades tendo como pressuposto a teoria dialógica de Bakhtin e o Círculo em
confronto com o guia do livro didático PNLD (2014). Primeiramente descrevemos a organização da unidade e
em seguida procedemos à discussão de como é proposto o ensino da escrita do gênero para o aluno. A partir da
análise, verificamos algumas inadequações na proposição da atividade, pois os procedimentos de ensino desse
gênero não levam o aluno a se colocar responsivamente. Os resultados indicam que o modelo de escrita indicado
no livro didático (LD) analisado pressupõe uma perspectiva tradicional de escrita em que o aluno, a partir da
oferta de um único exemplar do gênero a ser produzido, deverá seguir o modelo para que escreva o seu texto.
Este trabalho possibilita traçar estratégias de análise do LD de LP para auxiliar no processo de ensino e
aprendizagem do artigo de opinião.

Palavras-chave


Artigo de opinião; livro didático; língua portuguesa; produção escrita; dialogismo;

Texto completo:

PDF


ISSN: 2237-8332