OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE ESCOLHA EM CONTEXTO BRASILEIRO: DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Daniele Blos Bolsan

Resumo


O objetivo deste artigo é fazer uma revisão do referencial teórico referente à área de educação bilíngue, primeiramente buscando abordar algumas definições de educação bilíngue apresentadas por estudiosos. Ao apresentar algumas das definições reconhecidas na área, ênfase será dada à Educação Bilíngue de Escolha a suas implicações para os contextos em que se insere. Também serão apresentadas algumas classificações propostas por estudiosos para diferentes tipos de currículo bilíngue, tentando ressaltar o que cada um tem de
positivo levando em consideração o contexto brasileiro. Os conceitos de segunda língua e língua estrangeira serão discutidos e a questão da formação do professor atuante em currículo bilíngue será abordada brevemente, apresentando os desafios existentes na área para este novo contexto educacional.


Palavras-chave


educação bilíngue; segunda língua; língua estrangeira

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ISSN: 2237-8332