OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE ESCOLHA EM CONTEXTO BRASILEIRO: DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Daniele Blos Bolsan IENH

Palavras-chave:

educação bilíngue, segunda língua, língua estrangeira

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma revisão do referencial teórico referente à área de educação bilíngue, primeiramente buscando abordar algumas definições de educação bilíngue apresentadas por estudiosos. Ao apresentar algumas das definições reconhecidas na área, ênfase será dada à Educação Bilíngue de Escolha a suas implicações para os contextos em que se insere. Também serão apresentadas algumas classificações propostas por estudiosos para diferentes tipos de currículo bilíngue, tentando ressaltar o que cada um tem de
positivo levando em consideração o contexto brasileiro. Os conceitos de segunda língua e língua estrangeira serão discutidos e a questão da formação do professor atuante em currículo bilíngue será abordada brevemente, apresentando os desafios existentes na área para este novo contexto educacional.

Biografia do Autor

Daniele Blos Bolsan, IENH

Doutoranda em Linguística Aplicada (UFRGS), Mestre em Linguística Aplicada (UFRGS), Graduada em Licenciatura Letras Português/ Inglês (UNISINOS). Professora da IENH.

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Publicado

11/04/2019

Como Citar

Bolsan, D. B. (2019). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE ESCOLHA EM CONTEXTO BRASILEIRO: DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 7(7). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3498