O ato de ler: contribuições da filosofia da linguagem e teoria histórico-cultural
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Leitura. Ensino. Filosofia da Linguagem. Teoria histórico-cultural.Resumo
O artigo trata, inicialmente, sobre o ato de ler e suas implicações para o ensino da leitura com base na filosofia da linguagem e teoria histórico-cultural. Para isso nos ancoramos nos aportes teóricos de Foucambert (2008), Jolibert e col. (1994), Solé (1998), Silva (2002), Vigostski (1991) e Volóchinov (2017). O artigo partiu das seguintes problematizações: “Como o ato de ler é concebido por distintos pesquisadores da temática?” e “Quais as contribuições da teoria do círculo de Bakhtin e da histórico-cultural para o ensino da leitura?”. As respostas indicam que o ato de ler deve ser concebido como um processo dialógico que envolve a interação leitor, texto, autor, permitindo assim a construção dos sentidos, e que tanto uma quanto a outra contribuem para melhor entendermos o ensino dos atos de ler.