A influência da experimentação para a melhoria do ensino e aprendizagem de Física: relatos de experiências em cursos técnicos integrados

Dante Alighieri Alves de Mello, Fernanda Timóteo, Carlos Henrique Duarte Batista, Ryan Luka da Silva Borges, Monnye Ribeiro Gomide

Resumo


É consensual entre os pesquisadores e professores brasileiros que a maioria dos estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem de Física, especialmente quando esta disciplina é trabalhada com maior enfoque matemático. Buscando investigar as causas deste problema e melhorar a aprendizagem desta Ciência tão importante, pesquisas vêm sendo realizadas com foco em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), metodologias diferenciadas, aulas experimentais, dentre outras. A Educação Profissional e Tecnológica, em especial, é uma das modalidades de educação que mais necessita que os estudantes tenham boa base em Matemática, Física e Química. Com o intuito de identificar em quais condições as aulas experimentais favorecem os processos colaborativos de aprendizagem dos estudantes de Cursos Técnicos Integrados de uma Instituição Federal de Ensino, buscamos neste projeto levar às aulas de Física uma abordagem com enfoque na aprendizagem de conceitos científicos por meio de atividades utilizando os kits experimentais de Física disponíveis na instituição. De modo geral, observamos que a prática experimental facilita a identificação de maneira mais individualizada dos conceitos espontâneos dos discentes, de modo que o uso de equipamentos como o multímetro se torna uma rica oportunidade para o professor atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal dos aprendizes.



Palavras-chave


Física; Experimentos de Física; Ensino de Física; Aula experimental; Zona de Desenvolvimento Proximal

Texto completo:

PDF


ISSN: 2237-8332