Professor reflexivo: uma pedagogia voltada para a pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Criticidade, Ensino médio integrado, Professor Reflexivo

Resumo

A realidade educacional brasileira insere-se em um universo de políticas públicas que buscam a superação do ensino tradicional com práticas pedagógicas voltadas a um ensino integrado e visando a formação de sujeitos solidários, críticos e autônomos. Diante dessas reflexões este artigo tem por objetivo apontar as mudanças do contexto da educação profissional técnico tecnológica e analisar as perspectivas educacionais da reflexão e da pesquisa, no contexto do ensino médio integrado. A metodologia de execução é a investigação bibliográfica e documental a banco de dados híbrido, composto por artigos técnicos e científicos, livros, revistas, opiniões de especialistas e diretrizes nacionais. Os resultados demonstram que o compartilhar saberes, o aprender e ensinar, o pensar com a escola e sobre a escola, fortalecem a instituição educacional, promovendo a reflexão como uma prática social. As conclusões apontam que o professor reflexivo é um construto da integração ensino-pesquisa-extensão. É a partir de ações educacionais repousadas em processos reflexivos e críticos que o docente supera a condição de reprodutor de conhecimentos, passando a educador-mediador, o que possibilita o afloramento da criticidade, da solidariedade e da autonomia dos educandos, além da criação de arcabouços particulares de conhecimentos que os tornem aptos a questionar e refletir a vida.

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Publicado

10/07/2020

Como Citar

Luzzi, M., & Odoni Coutinho, J. M. (2020). Professor reflexivo: uma pedagogia voltada para a pesquisa. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 17(17), 125–139. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3649