Sequência Didática para a disciplina Programação de Computadores

Autores

  • Edilson Kazuo Kubota Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Geovano Moreira Chaves
  • Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos

Palavras-chave:

lógica, algoritmos, aprendizagem

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é apresentar a elaboração e a aplicação da sequência didática (SD), na concepção de Zabala (1998) com ênfase na aprendizagem significativa de Ausubel (1980), para o ensino de Algoritmos. O conteúdo está presente nas disciplinas dos anos iniciais do ensino superior do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A aplicação ocorreu no campus Naviraí com os alunos da segunda turma do TADS, envolvendo um estudo de caso instrumental com uma abordagem quali-quantitativa. A SD proposta foi elaborada em seis etapas, utilizando o jogo da forca e jogo da velha como potencializadores para associação dos conceitos. Os resultados demonstraram que as estratégias adotadas nas duas últimas etapas da SD não proporcionaram, de forma eficaz, o entendimento, a interpretação dos conceitos e a geração de novos saberes para solucionar problemas.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Kubota, E. K., Chaves, G. M., & Matos, M. A. E. de. (2020). Sequência Didática para a disciplina Programação de Computadores. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 17(17), 164–175. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3652