Educação, trabalho e sociedade: especificidades da docência na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Tatiana das Merces Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Sociedade., Docência.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a relação entre educação, trabalho e sociedade, no sentido de analisar as especificidades da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, apresenta um debate em torno da categoria Trabalho em Marx, que permite compreender o trabalho como princípio educativo e suas implicações para a formação humana. Considera as especificidades da docência como um trabalho complexo, desafiador e atravessado pelas contradições inerentes ao sistema capitalista, fundamentado em Machado, Moura, Kuenzer e Saviani. Grande parte deste texto é derivada de uma dissertação, como aporte teórico que serviu de subsídio para uma pesquisa de mestrado sobre a docência na EPT.

 

Biografia do Autor

Tatiana das Merces, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especializada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), graduada em Letras Português e Literatura Portuguesa pela UFES e em Pedagogia pela Universidade de Franca. É professora de Língua Portuguesa, servidora pública (estatutária), no Governo do Estado do Espírito Santo (Sedu-ES).

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Merces, T. das. (2020). Educação, trabalho e sociedade: especificidades da docência na educação profissional e tecnológica. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 17(17), 140–153. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3679