Representações da homofobia nos contos “Terça-feira gorda” e “Aqueles dois”, de Caio Fernando Abreu

Visualizações: 958

Authors

  • Rubenil da Silva Oliveira (Universidade Federal do Pará) Universidade Federal do Pará
  • Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões (Universidade Federal do Pará) Universidade Federal do Pará

Keywords:

Identidade, Homofobia, Cultura, Literatura, Caio Fernando Abreu.

Abstract

Este artigo visa analisar as representações da homofobia nos contos “Terça-feira gorda” e “Aqueles dois”, de Caio Fernando Abreu. Essa investigação decorre da necessidade de compreensão acerca dos motivos que levam as pessoas a mostrarem aversão à sexualidade do outro, ocasionando em parte dos casos a morte de homossexuais ou até mesmo interferindo na vida social e trabalhista da população homoafetiva. Para isso, foram necessárias as leituras teóricas acerca das representações da homossexualidade presentes em Jurandir Freire Costa (2002), Pedro A. Grisa (2006), Cíntia Maria Teixeira e Maria Madalena Magnabosco (2010), Luiz Paulo da Moita Lopes e Liliana Cabral Bastos (2010), Michel Foucault (2014a e 2014b), Mary Neide Damico Figueiró (2009), Claudemiro Soares (2008), Guacira Lopes Louro (2013), Richard Miskolci (2012), dentre outros. Sabe-se ainda que o “medo irracional” da homossexualidade não é fato da modernidade tardia, mas que perdura desde a organização do Cristianismo, quando homossexuais foram queimados ou esquartejados acusados do pecado de sodomia. Portanto, considera-se que estudar as representações homofóbicas na contística de Caio Fernando Abreu é contribuir para que os discursos acadêmico-literários possam ir ao encontro dos discursos sociais e jurídicos que anseiam pelo fim das práticas do cerceamento da liberdade sexual.

Author Biographies

Rubenil da Silva Oliveira (Universidade Federal do Pará), Universidade Federal do Pará

Graduado em Letras (UEMA); Especialista em Mídias na Educação (UFMA); Mestre em Letras - Teoria Literária (UESPI); Doutorando em Letras - Estudos Literários (UFPA). Bolsista FAPESPA.

Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões (Universidade Federal do Pará), Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Pará (1969), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará, coordenadora do Programa de Estudos Geo-BioCulturais da Amazônia - Campus Flutuante, da Universidade Federal do Pará . Tem experiência na área de Letras, com ênfase Literatura Portuguesa, História da Literatura e Estudo da Narrativa, atuando principalmente nos seguintes temas: amazonia, narrativa, literatura, oralidade e cultura.

Published

2018-10-20

How to Cite

Oliveira (Universidade Federal do Pará), R. da S., & Simões (Universidade Federal do Pará), M. do P. S. G. (2018). Representações da homofobia nos contos “Terça-feira gorda” e “Aqueles dois”, de Caio Fernando Abreu. LANGUAGE, EDUCATION AND MEMORY JOURNAL, 14(14), 20–36. Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/2542