Uma análise do discurso feminino x discurso masculino a partir de Hagar, o horrível como prática de ensino

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Authors

  • Julio Cesar Machado UFSCar
  • Marcelo Giovannetti Ferreira Luz UFSCar

Keywords:

História em quadrinhos, discurso, feminino, masculino,

Abstract

O presente artigo tem por objetivo investigar, a partir da Análise de Discurso de francesa, bem como
aquela produzida no Brasil por Eni Orlandi, os efeitos de sentido sobre os nomes “feminino” e “masculino” na
modernidade, tendo como corpus de análise as tiras em quadrinhos de Hagar, o Horrível, criado por Dick
Browen, em 1973. Divulgadas em mais de 1900 jornais, essas tiras formam um corpus rico para questionar os
aspectos linguísticos, históricos e sociais que fazem significar o “masculino” e o “feminino” na atualidade, bem
como acentuar a configuração complexa do gênero HQ, tendo em vista o deslize de sentidos que tais palavras
sofreram no decorrer da história, mostrando como essas significações podem promover um novo olhar sobre as
relações entre homem e mulher nas práticas discursivas escolares.

Author Biographies

Julio Cesar Machado, UFSCar

Doutorando em Linguística

Marcelo Giovannetti Ferreira Luz, UFSCar

Doutorando em Linguística

Published

2019-04-11

How to Cite

Machado, J. C., & Giovannetti Ferreira Luz, M. (2019). Uma análise do discurso feminino x discurso masculino a partir de Hagar, o horrível como prática de ensino. LANGUAGE, EDUCATION AND MEMORY JOURNAL, 5(5). Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3484