A LINGUÍSTICA TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA SOCIOCOGNITVA DA LINGUAGEM: BREVE DEBATE
Visualizações: 493Keywords:
Linguística Textual. Sóciocognição. Linguagem e Cognição.Abstract
A relação estabelecida entre a linguagem e a cognição é estreita, interna e de recíprocaconstitutividade, supõem-se que “não há possibilidades integrais de pensamentos ou domínios cognitivos
fora da linguagem, nem possibilidades de linguagem fora de processos interativos humanos.” (KOCH,
2009, p. 32). Sendo assim, compete à Linguística Textual partir em um enfoque sociocognitivointeracionista, se debruçando sobre uma prospectiva social, com vistas na demanda em que os modos de
comunicação tornam-se cada vez mas imprescindíveis e até mesmo determinantes, pela condição de
organização cognitiva do mundo (ANTOS & TIETZ, 1997 apud KOCH, 2009, p. 174). Assim, de acordo
com esse cenário buscamos explicitar a evolução cultural da geração (e re-geração), organização e
transmissão de formas de cognição social e de formas de uso social do conhecimento, inclusive formas de
distribuição sócio-comunicativa e cognitiva (ANTOS & TIETZ, 1997 apud KOCH, 2009, p. 174), ou
seja, lançar luzes tanto a teoria social quanto a teoria cognitiva, dissertando sob o construto da
sociocognição com vistas na Linguística Textual.
Downloads
Published
2019-04-11
How to Cite
Souza, S., & Rutiquewiski Gomes, A. de F. (2019). A LINGUÍSTICA TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA SOCIOCOGNITVA DA LINGUAGEM: BREVE DEBATE. LANGUAGE, EDUCATION AND MEMORY JOURNAL, 10(10). Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3508
Issue
Section
Artigo original