Uma leitura da representação do feminino no período vitoriano em Luz que fenece (2019), de Barbara Baldi

Visualizações: 238

Authors

Keywords:

Quadrinhos, personagem, representação feminina, Luz que fenece, Barbara Baldi,

Abstract

Este artigo propõe a análise da representação do feminino em Luz que fenece (2019), quadrinho italiano com escrito e desenhado por Barbara Baldi. A partir dos pressupostos de Almeida e Monteiro (2020), Baudemont (1993), Crippa (2016), Martín (2020), McCloud (1993), Monteiro (1998) e Zolin (2009), desenvolvemos uma leitura crítica do quadrinho procurando entender como a sua linguagem é usada para representar a mulher na obra. Tomamos como objetos de análise as personagens Clara, Olívia e Caroline. Constatamos a predominância dos estereótipos de mulher-objeto, na primeira, mulher-sujeito, na segunda e mulher-anjo/mulher-megera na terceira. Longe de reduzir o quadrinho a mera tentativa de representação crítica dos estereótipos, concluímos que a obra se apresenta como um manifesto que, especialmente com a história de Clara, instiga nos leitores e leitoras a necessidade de manutenção de direitos adquiridos e de continuidade dos trabalhos que procuram a inclusão da mulher nas diversas áreas da sociedade.

Author Biography

Paulo Henrique Raulino dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Letras (área de concentração: Estudos do Discurso e do Texto) pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). Graduado em Letras com Habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros. Foi integrante do grupo de pesquisa em Literaturas Estrangeiras e Comparadas (LEC) na referida universidade, havendo participando anteriormente de projetos como o Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI) e do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). Foi professor substituto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas/RN, e professor de língua Inglesa na Escola Fisk, Pau dos Ferros/RN. Atualmente é professor Assistente A do departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e integrante do grupo de pesquisa Literatura e Mulher: Representações Ficcionais.

Published

2021-08-23

How to Cite

Raulino dos Santos, P. H. (2021). Uma leitura da representação do feminino no período vitoriano em Luz que fenece (2019), de Barbara Baldi. LANGUAGE, EDUCATION AND MEMORY JOURNAL, 19(19), 45–59. Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/5650