(DES) CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM TORNO DO TEMA LETRAMENTO: OLHARES ENTRELAÇADOS ENTRE EDUCAÇÃO E LINGUÍSTICA

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Autores/as

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI) Instituto Dom Barreto (IBD)

Resumen

No Brasil, os estudos sobre o letramento ocupam lugar de destaque na literatura educativa desde a década de 1980 do século passado e, desde então, a expansão das (re) leituras feitas sobre esse fenômeno deu-se, principalmente, em reconhecimento, e em seguida, valorização da ‘onda’ de crescimento das manifestações da escrita nos usos cotidianos, os quais estão para além da esfera escolar, como durante muito tempo fora reduzido. Desse modo, a leitura que se propõe neste texto, objetiva refletir sobre a constituição do fenômeno do letramento, no campo da educação e da linguística, considerando-se os estudos do ‘letramento’ às abordagens trazidas pelos Novos Estudos do Letramento (NLS - New Literacy Studies, STREET, 1995), numa tentativa de compreender o fenômeno da escrita em seu caráter cultural, crítico, político e ideológico na dimensão aplicada de seus usos. Nos desdobramentos dessa discussão, busca-se no contínnum das teorias, apontar para constituição e construção do letramento: situando alguns conceitos, definições, características e exemplos, à luz das proposições teóricas de Castanheira (2009), Kleiman (1995), Lima (2015), Marcuschi (2010), Rojo (1998/2001/2012/2013/2015), Soares (2000/2010/2003a/2003b/2003c) Tfouni (1988/2010) Street (1995/2014), entre outros, que, em seus estudos, refletem sobre a aquisição da língua escrita, sob a perspectiva do alfabetizar e letrar de forma integrada, atendendo às exigências da sociedade grafocêntrica, reconhecendo nesta dimensão, o papel da escola e, sobretudo, das práticas sociais, constituídas em torno da escrita.

Biografía del autor/a

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI) Instituto Dom Barreto (IBD)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (PROUNI - FSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Especialista em Educação a Distância (UNOPAR). Especialista em Docência no Ensino Superior (FSA). Especializando em Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2016). É membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Linguística Textual; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Neste último nível de ensino, principalmente em cursos de formação de professores, de graduação e pós-graduação lato sensu.

Citas

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Publicado

2017-03-31

Cómo citar

Lima, F. R. (2017). (DES) CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM TORNO DO TEMA LETRAMENTO: OLHARES ENTRELAÇADOS ENTRE EDUCAÇÃO E LINGUÍSTICA. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 11(11), 50–62. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/1362