(DES) CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM TORNO DO TEMA LETRAMENTO: OLHARES ENTRELAÇADOS ENTRE EDUCAÇÃO E LINGUÍSTICA
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No Brasil, os estudos sobre o letramento ocupam lugar de destaque na literatura educativa desde a década de 1980 do século passado e, desde então, a expansão das (re) leituras feitas sobre esse fenômeno deu-se, principalmente, em reconhecimento, e em seguida, valorização da ‘onda’ de crescimento das manifestações da escrita nos usos cotidianos, os quais estão para além da esfera escolar, como durante muito tempo fora reduzido. Desse modo, a leitura que se propõe neste texto, objetiva refletir sobre a constituição do fenômeno do letramento, no campo da educação e da linguística, considerando-se os estudos do ‘letramento’ às abordagens trazidas pelos Novos Estudos do Letramento (NLS - New Literacy Studies, STREET, 1995), numa tentativa de compreender o fenômeno da escrita em seu caráter cultural, crítico, político e ideológico na dimensão aplicada de seus usos. Nos desdobramentos dessa discussão, busca-se no contínnum das teorias, apontar para constituição e construção do letramento: situando alguns conceitos, definições, características e exemplos, à luz das proposições teóricas de Castanheira (2009), Kleiman (1995), Lima (2015), Marcuschi (2010), Rojo (1998/2001/2012/2013/2015), Soares (2000/2010/2003a/2003b/2003c) Tfouni (1988/2010) Street (1995/2014), entre outros, que, em seus estudos, refletem sobre a aquisição da língua escrita, sob a perspectiva do alfabetizar e letrar de forma integrada, atendendo às exigências da sociedade grafocêntrica, reconhecendo nesta dimensão, o papel da escola e, sobretudo, das práticas sociais, constituídas em torno da escrita.
Citas
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