ESCREVER O PASSADO: AS ESCRITAS DE SI NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA

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Autores

  • José Veranildo Lopes da Costa Junior Doutorando em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Josilene Pinheiro Mariz Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Resumo

No campo dos estudos literários, as escritas de si levantam debates, por vezes, conflituosos acerca da construção narrativa em primeira pessoa, apontando para um complexo panorama de discussões teóricas. Destarte, este artigo, resultante de uma pesquisa de mestrado, busca apresentar algumas considerações sobre a experiência da prática de escrita em primeira pessoa na sala de aula de língua espanhola, tendo como suporte a autobiografia Vivir para contarla (2007), do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Para tanto, a experiência aqui apresentada, fundamenta-se no conceito de ‘dever de memória’, de Paul Ricœur (2007), para quem as sociedades contemporâneas possuem um compromisso com o passado. Observamos que a complexidade da experiência com a abordagem das escritas de si na sala de aula se acentua quando consideramos o contexto de ensino de literatura em língua estrangeira. Contudo, esta experiência comprova que a não dissociação entre língua e literatura e uma abordagem metodológica, por assim dizer, mais adequada de textos literários na aula de língua, possibilita o trabalho com as escritas de si. Para estas reflexões, recorremos às contribuições teórico-metodológicas de: Andrade Junior (2011), Brait (2000; 2010), Pinheiro-Mariz (2008; 2015), entre outros estudos.

Biografia do Autor

José Veranildo Lopes da Costa Junior, Doutorando em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Josilene Pinheiro Mariz, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013).

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Publicado

2017-07-10

Como Citar

Costa Junior, J. V. L. da, & Mariz, J. P. (2017). ESCREVER O PASSADO: AS ESCRITAS DE SI NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(12), 127–141. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/1650