TEMPESTADE DE TINTAS: ANITA MALFATTI – AVANT-GARDE DA AVANT-GARDE

Visualizações: 812

Autores/as

  • Émile Cardoso Andrade Universidade Estadual de Goiás
  • Michelle Santos Universidade Estadual de Goiás

Palabras clave:

Anita Malfatti, Modernismo, Semana de 22

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender de que forma o nome de Anita Malfatti se relaciona com a Arte Moderna brasileira e, sob quais circunstâncias, a pintora passou a transformar o contexto cultural de São Paulo e congregar outros tantos nomes brasileiros em torno de seu trabalho. Além disso, é necessário entender o que resultou desta junção de intelectuais após a fatídica exposição de 1917, pois, a partir daí, uma espécie de “espírito moderno” toma conta dos artistas brasileiros que decidem romper com o padrão estético vigente na época.

Biografía del autor/a

Émile Cardoso Andrade, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Letras Português pela Universidade de Brasília (2002), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e outras mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura brasileira, literatura e história, literatura e audiovisual. Líder do GPTEC: Grupo de Pesquisa em Imagens Técnicas. Suas últimas publicações em revistas científicas giram em torno do papel da internet nas relações contemporâneas, a partir do filme Medianeras, de Gustavo
Taretto (Revista GEMInIS), e da literatura do escritor português José Saramago (Revista Via Litterae)

Michelle Santos, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (2005) e mestre em História Cultural pela Universidade de Brasília (2008), com trabalhos desenvolvidos sobre o Brasil
novecentista e a relação entre imprensa e história. Foi professora substituta na UnB, lecionando na área de História Social e Política Geral (séculos XIX e XX). Atualmente é professora titular de História Contemporânea, Estágio Supervisionado I e Leitura e Produção de Texto na Universidade Estadual de Goiás. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos seguintes
temas: história e cidade; história do trabalho no século XX; Literatura, Cinema e Holocausto; história da estética; uso dos recursos audiovisuais e da ficção no ensino de História. Atuou em catalogação de Acervos Históricos durante 3 anos. Líder do GPTEC: Grupo de Pesquisa em Imagens Técnicas. Suas últimas publicações em revistas científicas giram em torno do papel da internet nas relações
contemporâneas, a partir do filme Medianeras, de Gustavo Taretto (Revista GEMInIS), e da estética educativa do diretor de TV Luiz Fernando Carvalho (Revista Eletrônica - Expedições: Teoria da História e Historiografia).

Publicado

2019-04-11

Cómo citar

Andrade, Émile C., & Santos, M. (2019). TEMPESTADE DE TINTAS: ANITA MALFATTI – AVANT-GARDE DA AVANT-GARDE. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 7(7). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3494