Representação do feminino na Graphic MSP Tina, Respeito

Visualizações: 597

Autores/as

  • Ione Silva Vilela Pícoli Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Rogério de Souza Sérgio Ferreira UFJF

Palabras clave:

Representação feminina, Graphic MSP, Tina, Respeito.

Resumen

Com a emergência dos discursos feministas e da luta pela igualdade entre os gêneros, autoras têm usado a Literatura e as Histórias em Quadrinhos como espaços onde constroem a figuração das personagens a fim de se representarem e se fazer representadas. A crítica feminista há muito tempo vem discutindo sobre a sub-representatividade e dificuldade de inserção das mulheres nos espaços artísticos e, no caso dos quadrinhos, a história não é diferente. Nesse contexto, pretendemos analisar a personagem Tina, criação de Maurício de Sousa, roteirizada na Graphic MSP Tina, Respeito, pela quadrinista Fefê Torquato. O presente trabalho, portanto, busca observar as representações do feminino inscritas na obra.

Biografía del autor/a

Ione Silva Vilela Pícoli, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Letras pelo programa de Pós Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Rogério de Souza Sérgio Ferreira, UFJF

Professor Associado 4 da Universidade Federal de Juiz de Fora – Professor Visitante na UC Santa Barbara, Estados Unidos.

Publicado

2021-08-23

Cómo citar

Vilela Pícoli, I. S., & Sérgio Ferreira, R. de S. (2021). Representação do feminino na Graphic MSP Tina, Respeito. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 19(19), 60–72. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/5746