Ciranda Infantil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i20.6117

Palabras clave:

Educação, Ciranda Infantil, MST, Mulheres em Movimento

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise descritiva sobre a Ciranda Infantil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que é um segmento dentro do Setor de Educação do Movimento. Esse é o maior movimento social brasileiro de luta pela terra, e contra a ordem vigente estabelecida capitalista e para resistir e se legitimar. Eles têm como uma das suas principais bandeiras de luta a educação emancipadora através do trabalho e de uma educação popular voltada para o campo, Utilizamos como metodologia a pesquisa de natureza bibliográfica e a análise documental, e investigamos o surgimento do MST e a história de sua Ciranda Infantil. Nessa análise encontramos elementos de luta das mulheres e reivindicações femininas em prol de sua emancipação e dos cuidados pedagógicos para com seus filhos, fato coerente com as propostas que são defendidas por ele. Vale ressaltar que esse movimento social é um crítico da ordem vigente e busca evidenciar as desigualdades sociais e o massacre do povo do campo. Dentro do MST existem crianças e elas fazem parte do Movimento, são sujeitos de sua própria história, que acontece dentro do Coletivo.  Assim como os demais sujeitos que o compõe, as crianças fazem parte da construção do movimento, também são sujeitos de sua própria história, e recebem um olhar emancipatório nas relações estabelecidas dentro desse movimento social.

Biografía del autor/a

Aline Lucas Ribeiro, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marilia; Escola Jequitibá-Rosa - Iniciativa Waldorf de Marília

Graduada em Pedagogia (2019) pela Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, e Professora de Educação Infantil da Escola Jequitibá-Rosa - Iniciativa Waldorf de Marília.

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC)

Livre-Docente pela UNESP. Graduada em Pedagogia e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC - UNESP Marília). Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui um Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho (UMINHO), Portugal. Professora Associada junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) e ao PPGE da FFC/UNESP de Marília.

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Publicado

2022-02-25

Cómo citar

Ribeiro, A. L., & Brabo, T. S. A. M. (2022). Ciranda Infantil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(20), 75–87. https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i20.6117