O papel da rubrica em O Homem e a Mancha, de Caio Fernando Abreu

Visualizações: 702

Autores

  • André Natã Mello Botton (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) PUC-RS
  • Debbie Mello Noble (Universidade do Sul de Santa Catarina) UNISUL https://orcid.org/0000-0002-6321-460X

Palavras-chave:

Texto teatral, Rubrica, Caio Fernando Abreu

Resumo

O presente trabalho pretende investigar a importância das marcações do dramaturgo em seu texto, ou seja, busca averiguar qual o papel da rubrica para a peça de teatro no texto teatral contemporâneo. Nesse sentido, buscou-se analisar – a fim de ilustrar a hipótese de que as chamadas didascálias são fundamentais para a completude do texto teatral – a peça O homem e a Mancha, do escritor Caio Fernando Abreu, na qual se observa forte marcação do autor por meio das rubricas. O que se percebe no texto de Caio é a predominância de rubricas que orientam e que, ao mesmo tempo, permitem a interação do diretor com o ator e com os leitores da peça. Tal característica é considerada fundamental para que a peça de teatro possa tanto ser lida quanto interpretada. Para embasar este estudo, foram utilizados autores como Anne Ubersfeld, Jean-Pierre Ryngaert, Patrice Pavis, Sábato Magaldi entre outros.

Biografia do Autor

André Natã Mello Botton (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), PUC-RS

Mestrando em Letras, na área de Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Maria Mater Ecclesiae (2012) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Feevale (2016).

Debbie Mello Noble (Universidade do Sul de Santa Catarina), UNISUL

Doutoranda em Ciências da Linguagem no PPGCL da Unisul. Mestra em Estudos da Lingugem - Teorias do Texto e do Discurso pelo PPG-Letras da UFRGS, Licenciada em Letras - Português e Literaturas pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

20-10-2018

Como Citar

Botton (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), A. N. M., & Noble (Universidade do Sul de Santa Catarina), D. M. (2018). O papel da rubrica em O Homem e a Mancha, de Caio Fernando Abreu. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 14(14), 83–97. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/2686