Pedagogia decolonial: a pretagogia como suporte para uma educação antirracista

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Autores

  • Esther Costa Mendonça Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Educação antirracista, currículo, transversalidade.

Resumo

Promover uma abordagem educacional que possibilite um olhar sobre as diversidades é papel da educação contemporânea. Nas últimas décadas, as políticas públicas educacionais têm-se apresentado sensíveis à essa questão e apresentado propostas e orientações que viabilizem esse olhar. No entanto, diante dessas pesperctivas surge a dificuldade do docente em abordar as temáticam em sala de aula. A lei 10.639/03 surgiu para estabelecer diretrizes a fim de incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", contudo não oferece subsídios para essa abordagem, e professores com formação deficiente nesse aspecto sentem dificuldade em como proceder nessa situação. Diante dessa dificuldade a Pretagogia surgiu como alternativa de referencial teórico-metodológico na abordagem das relações étnico-raciais no ambiente escolar. Assim, recorremos à Petit (2015) a fim de compreender o que é e o que propõe a Pretagogia, Petit & Alves (2015) para expôr as suas metodologias e Silva (2019) apresentando o surgimento da Pretagogia.Compreendendo que a educação antirracista urge nas escolas, buscou-se apresentar uma alternativa que oferece suporte para educadoras e educadores interessados em abordar a questão.

Biografia do Autor

Esther Costa Mendonça, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora da rede municipal de Fortaleza-Ceará.Graduanda em Filosofia.
Pedagoga.Especialista em História e Cultura Africana e Afro-brasileira.Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

Mendonça, E. C. (2022). Pedagogia decolonial: a pretagogia como suporte para uma educação antirracista. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(20), 133–144. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/5888