UNIVERSIDADE NA SOCIEDADE: A CONSTRUÇÃO INTERSUBJETIVA DA IMAGEM DA FRONTEIRA
Visualizações: 535Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as ações realizadas no campo da extensão e como podem ser incorporadas em práticas de pesquisa direcionadas para pensar a imagem da fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. As ações acontecem em um programa de rádio denominado Universidade na Sociedade que é realizado semanalmente. Neste programa são entrevistadas pessoas do meio acadêmico e da sociedade em geral. Nas entrevistas emergem temáticas centrais acerca da fronteira. A proposta aqui é expor e analisar as temáticas discutidas, formando um quadro geral de questões centrais e, junto a isso, indicar o modo como tais questões são apropriadas pelos indivíduos na composição de um campo intersubjetivo, com ênfase para a relação entre a Universidade e a Sociedade. Assim, a análise permitirá formar uma imagem da fronteira em seus avanços e desafios para o desenvolvimento regional.Referências
BUARQUE, Sérgio C. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável. 2.ed. Recife: IICA, 1999.
CHAUÍ, Marilena. “A universidade pública sob nova perspectiva”, Conferência de abertura da 26ª reunião Anual da ANPED, Poço de Caldas, 5 de Outubro de 2003.
KAJIBANGA, Victor. “Ensino Superior e Dimensão Cultural de Desenvolvimento: reflexos sobre o papel do ensino superior em Angola”, Africana Studia, 3, 137-151, 2000.
KNORR-CETINA, K. ¿Comunidades científicas o arenas transepistémicas de investigación? Una crítica de los modelos cuasi-económicos de la ciencia. REDES, Vol. III, Nº 7, 129-160, 1996.
MANNHEIM, Karl. Karl Mannheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1982.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crítica da Razão Indolente. Contra o Desperdício da Experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
____. A Universidade no século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade, 2004.
____. Produzir para Viver. Os Caminhos da Produção Não Capitalista. Colecção Reinventar a Emancipação Social. Volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
____. Reconhecer para Libertar. Os Caminhos do Cosmopolitismo Multicultural. Colecção Reinventar a Emancipação Social. Volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.