O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) EM PONTA PORÃ – MS NO ÂMBITO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Visualizações: 143Abstract
O objetivo geral do artigo é analisar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Ponta Porã – MS no âmbito da agricultura familiar. Como metodologia foi utilizada entrevistas com roteiro semi-estruturado com gestores da Secretaria de Educação, responsável pelo setor de aquisição de merenda escolar e com representantes de entidades jurídicas de cooperativas que participam do programa como fornecedores de gêneros alimentícios. Além disso, utilizaram-se registros fotográficos dos alimentos comercializados e também de mapas com o intuito localizar as instituições de ensino municipais que recebem a produção dos agricultores familiares. Os resultados indicam que o setor de merenda escolar realiza um planejamento do cardápio de forma anual, respeitando as necessidades nutricionais da faixa etária dos alunos e também da área de residência (rural ou urbana). Geralmente este cardápio adquire um formato mensal dividido em quatro semanas, o cardápio das escolas segue as orientações de bons hábitos alimentícios e promove o consumo de alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes. Verificou-se também que os alimentos procedentes da agricultura familiar são de uma cooperativa localizada no Assentamento Itamarati e os principais alimentos comercializados são: iogurtes, mandioca, abóbora e cenoura (estas três ultimas são processadas, descascadas e cortadas, picadas e/ou raladas e são empacotadas em embalagens de 1 Kg), tomate, cebola, brócolis, couve-flor, além das folhosas como alface, salsinha, cebolinha, couve (cortada).
References
BOHNER, T. O. L. et al. Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma abordagem das compras institucionais nas microrregiões da Quarta Colônia e Vale do Jaguari do estado do Rio Grande do Sul. Revista Monografias Ambientais – REMOA, Santa Maria, v. 14, n. 2, p. 3192-3202, 2014.
BRASIL. LEI n. 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis n. 10.880, de 9 de junho de 2004, n. 11.273 de 6 de fevereiro de 2006, n. 11.507 de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória n. 2.178-36 de 24 de agosto de 2001, e a Lei n. 8.913 de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 de junho de 2009.
FNDE. Dados Físicos e Financeiros do PNAE. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/pnae/pnae-consultas/pnae-dados-fisicos-e-financeiros- do-pnae Acesso em 03/março/2018a.
FNDE. PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar: Dados da Agricultura Familiar. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/pnae/pnae-consultas/pnae- dados-da-agricultura-familiar Acesso em 03/março/2018b.
GONÇALVES, Deywinson Tadeu Resende; BACCARIN, José Giacomo. Desenvolvimento territorial e alimentação escolar: o consumo no Vale do Ribeira e no Pontal do Parapanema - SP. Geografia, Rio Claro, v. 43, n. 1, p.173-184, abr. 2018. Quadrimestral. AGETEO - Associação de Geografia Teorética.
MARQUES, A. A. et al. Reflexões de agricultores familiares sobre a dinâmica de fornecimento de seus produtos para a alimentação escolar: o caso de Araripe, Ceará. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 1329-1341, 2014.
TRICHES, R.; SCHENEIDER, S. Reconstruindo o “elo perdido”: a reconexão da produção e do consumo de alimentos através do programa de alimentação escolar no município de Dois Irmãos (RS). In: Segurança Alimentar e Nutricional, n. 17, Campinas, 2010.
PONTA PORÃ. Número de Alunos Matriculados nas Escolas Municipais Urbanas. Secretaria Municipal de Educação, Setor Censo Escolar. 2017.
PONTA PORÃ. Número de Alunos Matriculados nos Centros de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação, Setor Censo Escolar. 2017.
PONTA PORÃ. Número de Escolas Municipais Urbanas. Secretaria Municipal de Educação, Setor Censo Escolar. 2018.
PONTA PORÃ. Número de Centros de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação, Setor Censo Escolar. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.