AS (RÉS) EXISTÊNCIAS EM UM PRESÍDIO FEMININO: UMA ETNOGRAFIA
Visualizações: 165DOI:
https://doi.org/10.61389/dfc.v5i8.4185Abstract
O artigo apresenta dados referentes à pesquisa etnográfica desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/ UEMS, Unidade Universitária de Ponta Porã, no período de 2016 a 2018, em estudo com mulheres encarceradas do Estabelecimento Penal Feminino, locado na mesma cidade. Buscou vislumbrar, nas histórias de vida dessas mulheres, como se estabeleciam as relações entre criminalidade, gênero e poder. O objetivo, tanto quanto ao método quanto ao campo de pesquisa foi o de introduzir novas abordagens nos estudos do desenvolvimento regional, trazendo contextos e sujeitos que, embora estejam nesse cenário, não são in-corporados aos estudos na área. Ainda a respeito do método, aventou-se a perspectiva de produzir conhecimento social a partir da valorização da experiência humana, evidenciando não apenas as vivências das pessoas as quais se almeja conhecer – nesse caso, mulheres em situação de detenção - como também as do próprio investigador, aliás, uma das particularidades do método. Considerar o investigador como parte integrante da pesquisa remete ao entendimento de que os dados são captados na relação deste com os sujeitos sociais presentes, fazendo parte da relação de pesquisa e da produção de conhecimento. Desta maneira, a experiência de percorrer o caminho do (des)conhecimento para chegar ao reconhecimento dos fenômenos sociais desde a perspectiva dos sujeitos sociais pesquisados, é o que pretendemos compartilhar neste trabalho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.