EXPERIÊNCIA DE AJUTÓRIOS AGROECOLÓGICOS NA FRONTEIRA DO BRASIL COM URUGUAI: O CASO DE SANTANA DE LIVRAMENTO
Visualizações: 227DOI:
https://doi.org/10.61389/dfc.v5i8.5284Abstract
O diálogo de saberes que ocorre durante a realização dos mutirões, são indispensáveis para a construção do conhecimento agroecológico bem como para a criação de redes de relacionamento que fortalecem a articulação diferentes atores sociais, a exemplo agricultores, técnicos e estudantes. Assim sendo, o objetivo do presente artigo consiste em analisar a influência de mutirões agroecológicos em um grupo de certificação da produção orgânica no município de Santana do Livramento. A coleta de dados transcorreu da participação in loco na realização de três mutirões em propriedades que trabalham sob os preceitos da Agroecologia. Metodologicamente amparou-se na pesquisa qualitativa utilizando-se da observação participante, entrevista dialogada com os participantes, registro fotográfico e caderno de campo para anotações. Os registros foram sistematizados, analisados e descritos. Os resultados apontaram para a construção de um o pensamento plural obtidos por meio de diálogos entre diferentes os diferentes atores e as distintas formas de saber. Nesse processo, as informações se tornam acessíveis a todos, estimulam temas para a pesquisa a partir das necessidades concretas dos sujeitos do campo envolvidos neste processo. Diante deste cenário fica evidente que os mutirões possuem uma importância singular na construção e disseminação da Agroecologia.
References
ALTEMBURG, S. G. N.; Bezerra, A. J. A.; Schwengber, J. E. 2015. Percepção Ambiental e Agricultura Familiar em Rede de Referência: uma análise sobre práticas agroecológicas e qualidade de vida. 1. ed. Saarbrücken, Deutschland: Novas Edições Acadêmicas. v. 1. 150p.
ASSIS, R. L.; ROMERO, A. R. Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências. Paraná: UFPR, 2002. 20p.
AZEVEDO, E.; PELICIONI. M. C. Promoção da saúde, sustentabilidade e Agroecologia: uma discussão intersetorial. Revista Saúde Social, v.20, n.3, mar.2011.
BATISTA, L. J. C. Fotografia: instrumento de pesquisa em educação. In: I Jornada Latino-Americana e II Colóquio Brasileiro da AFIRSE – Association Francophone Internationale de Recherche Scientifiqueen Education. Anais... Brasília: 4-7 set. 2003, p. 1-15.
COELHO, Y. C.; ALVES, G. Q.; COSTA, M. C. Educação ambiental no ensino público: mutirão agroecológico como ação de conscientização. Caderno de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2015.
COTRIN, D. S.; DAL SOGLIO, F. K. Construção do Conhecimento Agroecológico: problematizando o processo. Revista Brasileira de Agroecologia, v.11, n.3, set.2015.
CROSA, C.F.R. Análise das dificuldades operacionais do processo de regularização da produção orgânica pelos agricultores familiares do OCS de Santana do Livramento, RS.2018. 56f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Bacharelado em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Santana do Livramento,2018.
FAGUNDES, A. V.; NETTO, E. R. A influência dos grupos de Agroecologia na formação dos engenheiros agrônomos. Cadernos de Agroecologia, vol.11, n. 1, jun. 2016.
FLORIANI, N.; FLORIANE. D. Saber, ambiental complexo: aportes cognitivos ao pensamento agroecológico: Revista Brasileira de Agroecologia, v.5, n1, 2010.
GUHUR, D. M. Contribuições do Diálogo de saberes a educação profissional em Agroecologia no MST: Desafios da educação do campo na construção do projeto popular. 2010.267f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-graduação em Educação, Maringá, 2010.
GURAN, M. Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Gama filho, 2002.
HOFFMANN, R. A dinâmica da modernização da agricultura em 157 microrregiões homogêneas do Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 30, n. 4, p.271-290, 1992.
MARQUES, J. P. A. “Observação participante” na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco, ano 19, n. 28, mai./ago., p. 263-284, 2016.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
OLIVEIRA, M. C. M. Sobre as (im)possibilidades da fotografia como fonte primária em História da Educação. In: PÔRTO JR., Gilson (Org.). História do tempo presente. Bauru: Edusc, 2007.
PAWLOWSKI, C. S.; ANDERSEN, H. B.; TROELSEN, J.; SCHIPPERIJN, J. Children's physical activity behavior during school recess: A pilot study using GPS, accelerometer, participant observation, and go-along interview. PlosOne, 11(2), 2016. E0148786. doi:10.1371/journal.pone.0148786, 2016.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/Ebook%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em 21 jul. 2019.
SABOURIN, E. A economia de reciprocidade: herança e desafio dos povos e comunidades tradicionais. Cirad, França, 2014.
SANTOS, A. S.; CURADO, F. F. Perspectivas para pesquisa agroecológica: diálogo de saberes. Aracaju: Documentos Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2012.
SANTOS, J. C. et al. Tópicos em Ciências Agrárias: Mutirão como ferramenta pedagógica para a construção de saberes Agroecológicos. 1ª Edição. Belo Horizonte: Poisson, 2019.
SEOANE, Carlos Eduardo. et al. Atividades e práticas em coletivos de trabalho :mutirões em Agroflorestas Agroecológicos do litoral do Paraná, Brasil: Cadernos de Agroecologia, v.8, n.2,2013.
SOARES, A. et al. Construção do conhecimento Agroecológico: A experiência do coletivo de criação de galinha caipira no assentamento Carlos Lamarca: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia –NEA da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço, 2015.
Souza, J. O., & Santos, C. C. Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 11(2), 16-18, 2016.
TONÁ, N.; GUHUR. D. M. O Diálogo de Saberes, na Promoção da Agroecologia na Base dos Movimentos Sociais Populares. Revista Brasileira de Agroecologia, v.4, n. 2, nov., 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.