A CEPAL e os dilemas da América Latina: (sub) desenvolvimento e (in) justiça social?
Visualizações: 509Resumen
O presente trabalho analisa os dilemas da América Latina, considerando a dicotomia subdesenvolvimento e desenvolvimento, a partir do pensamento da CEPAL. Para tanto, discute a organização da agência e seu papel no sistema das Nações Unidas e, em seguida, analisa o debate sobre o subdesenvolvimento latino-americano, considerando as contribuições de Prebisch e Furtado. A partir disto, analisa a mudança de perfil institucional da organização, na atualidade, e seu impacto na concepção desenvolvimentista cepalina, procurando demonstrar que a emergência de uma nova visão sobre seu perfil institucional convive com o (persistente) dilema do desenvolvimento latinoamericano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.