Estudantes indígenas e políticas públicas para o Ensino Superior em Mato Grosso do Sul
Visualizações: 506Resumen
Neste estudo apresentamos e destacamos a operacionalização de duas Políticas Públicas para os indígenas que buscam ingressar no Ensino Superior Público Estadual, executadas no estado de Mato Grosso do Sul. O locus das políticas em foco, no campo macro será a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e o de discussão será a Unidade Universitária de Amambai (UEMS) e para tanto são apresentados dados dos alunos cotistas indígenas relacionando-os com os dados do Programa Vale Universidade Indígena, política pública colocada em prática pelo estado de Mato Grosso do Sul que visa promover a permanência e a inserção na vida profissional dos alunos beneficiários por meio de concessão de uma bolsa auxílio em cumprimento ao estágio em órgãos públicos, de acordo com suas áreas de formação. O objetivo principal é discutir os nexos e reflexos da política de acesso aos indígenas, por meio de cota em vestibular e/ou Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), adotada pela UEMS desde 2003 e o Programa Vale Universidade Indígena, em vigor desde 2005 como Programa e após 2009 como lei.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.