PROPOSTA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO SOBRE OS CASOS DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA FRONTEIRA
Visualizações: 695Résumé
O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta de pesquisa dentro do campo da saúde e voltada para o desenvolvimento regional. Será realizado um estudo aprofundado dos casos de hipertensão e diabetes na cidade de Amambai-MS e, a partir disso, a proposição de ações concretas associadas a um programa de conscientização e controle destas doenças por meio de atividades físicas. A passagem da pesquisa para a ação será feita por meio de parcerias entre instituições públicas e privadas do município de Amambai. Os resultados das ações serão avaliados junto com a realização da pesquisa. Para isso, os aspectos culturais da fronteira serão abordados com o propósito de avaliar os condicionantes da elevada taxa de hipertensão e diabetes. A perspectiva do desenvolvimento endógeno contribuirá para a formulação de um plano de ação a partir das potencialidades locais.
Références
BEATRIZ Ribeiro; SOARES Henrique, Eliane de Abreu; MEIRELLES, Claudia de Mello. “Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares”. In: RevBrasMed Esporte [online]. vol.8, n.6, pp.244-254, 2002.
BUENO, Denise Rodrigues; MARUCCI, Maria de Fátima Nunes; CODOGNO, Jamile Sanches; ROEDIGER, Manuela de Almeida. “Os custos da inatividade física no mundo: estudo de revisão”. In: Ciênc. saúde coletiva [online]. vol.21, n.4, pp.1001-1010, 2016.
BRANDÃO, C. Território e Desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. 2 Ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2012. 238P.
BRASIL. Ministério da saúde. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: manual da hipertensão arterial e diabetes mellitus. Brasília, 2002.
CAVALCANTE, L.R.M.T. Produção Teorica em economia Regional: uma proposta de sistematização. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. São Paulo, vol. 02, n 1, p, 09-32, 2008.
COUTINHO, Silvano da Silva. “Atividade física no Programa Saúde da Família em municípios da 5ª Regional de Saúde do Estado do Paraná – Brasil” In: RevBrasMedFam e Com. Rio de Janeiro, v.2, n° 7, out/dez 2006.
DIAS, Jônatas Antonio; PEREIRA, Tayna Rita Mateus; LINCOLN, Patrícia Barbosa; SOBRINHO, Reinaldo Antonio da Silva. A importância da execução de atividade física orientada: uma alternativa para o controle de doença crônica na atenção primária. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd114/a-importancia-da-execucao-de-atividade-fisica-orientada.htm, consulta realizada em 01 de junho de 2018.
FURTADO, C. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. 2 Ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963. P.270
_____. O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Círculo do Livro, 1974. 122p.
HIRSCHMAN, A. O. Estratégia do Desenvolvimento Economico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961. 122p
KNUTH, Alan Goularte et al. Prática de atividade física e sedentarismo em brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). 2008.
SILVA, Paulo Vinícius Carvalho; COSTA JR, Anderson Luiz. “Efeitos da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes”. In: Psicol. Argum., Curitiba, v. 29, n. 64, p. 41-50 jan./mar. 2011.
STEIN, Ricardo. “Atividade física e saúde pública”. In: RevBrasMed Esporte [online]. vol.5, n.4, pp.147-149, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.