CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: ANÁLISE DA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO NO MUNICÍPIO DE CANOINHAS, SANTA CATARINA.

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Autores

  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado
  • Elfi Irene Noernberg
  • Joely Leite Schaefer
  • Mauri Gustavo Salomon

Resumo

O presente estudo é parte integrante do projeto intitulado contribuições da Educação Superior para o desenvolvimento local:  a percepção dos gestores públicos e das entidades organizadas do município de Canoinhas, estado de Santa Catarina’. O objetivo geral pautou-se em identificar as principais ações desenvolvidas pela Universidade do Contestado (UnC) – Campus Canoinhas no período compreendido entre 2001 e 2013.  Utilizou-se para a consecução deste estudo, os princípios da pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e histórica. O ensino superior teve início no município de Canoinhas no ano de 1970 com a criação da Fundação das escolas do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Concluiu-se o estudo com a constatação de que a Universidade do Contestado – Campus Canoinhas teve papel significativo no desenvolvimento local, em se tratando de contribuição, mediante ações como a criação de cursos de graduação e ampliação de vagas no período pesquisado, atividades de pesquisa e extensão.

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Site consultado:

https://cidades.ibge.gov.br

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Gumbowsky, A., Noernberg, E. I., Leite Schaefer, J., & Gustavo Salomon, M. (2020). CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: ANÁLISE DA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO NO MUNICÍPIO DE CANOINHAS, SANTA CATARINA. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA, 4(6), 18–36. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/5340