PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS INTERDISCIPLINARES PARA UMA SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Visualizações: 630Résumé
Este artigo apresenta um argumento em favor da interdisciplinaridade nas abordagens da Sociologia introdutória no Brasil. Mais que isso, sugere o diálogo intercientífico entre a mencionada disciplina e disciplinas como a Biologia e a Física, da grande área de conhecimento das chamadas Ciências Naturais. Afirmamos que, apesar da concordância com a interdisciplinaridade no interior da Sociologia, sua materialização é, ainda, restrita às Ciências Sociais e também ali insuficientes. Exemplo disso é o limitado diálogo com a Economia. Nessa perspectiva, procuramos demonstrar as possibilidades interdisciplinares com a Economia e a Física, mencionando uma análise sociológica do funcionamento da economia, realizado por um físico do MIT, Cesar Hidalgo, no livro Why information grows. Por fim, sugerimos que as dificuldades interdisciplinares da Sociologia estejam relacionadas à sua própria afirmação enquanto ciência, quando rompe com a Biologia, de onde deve suas origens.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.