INDICADORES DE ATENÇÃO GOVERNAMENTAL E AGENDA EDUCACIONAL
UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (2010-2018)
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https://doi.org/10.61389/dfc.v6i11.6992Mots-clés :
Agenda-setting, Formulação de Políticas públicas, Participação democrática, Políticas públicasRésumé
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as análises dos documentos finais produzidos pelas Conferências Nacionais de Educação (CONAE) nos anos 2010, 2014 e 2018 e sua capacidade de relação com a agenda governamental (Agenda-setting). As Conferências Nacionais são potencialmente indicadoras de atenção do governo juntamente com a relevância que seus atores possuem perante à comunidade de política. Ressalta-se a importância dos atores envolvidos para explicar o tipo de política pública aprovada, bem como a habilidade de articulação de interesses, resolução de conflitos e apoio às determinadas propostas. O trabalho possui uma abordagem quantitativa e qualitativa. Recorremos ao Software Maxqda que, a partir dos dados quantitativos de frequência de palavras-chaves (nós), permitiu encontrar temas mais trabalhados durante as Conferências, indicando as prioridades. Os temas discutidos nesses eventos, são potenciais indicadores de atenção e pertinentes à construção da agenda governamental do setor educacional. A relevância sobre a utilização desse tipo de fonte de dados (Conferências Nacionais) para investigação de agendas, demonstra um considerável lócus gerador de atenção e incentivador de mudanças na comunidade de política
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