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Diretrizes para Autores


Normas para Submissão de Trabalhos

1) Envio da contribuição:

a) somente serão aceitas contribuições de autores e co-autores que possuam titulação (mestrandos, mestres, doutorandos e doutores);

b) os textos poderão possuir o máximo de 3 (três) autores;

c) o texto deve ser remetido à revista por seu autor (ou por um dos autores) exclusivamente pelo sistema de submissão eletrônica (no Brasil, SEER/IBICT).

d) o arquivo relativo ao trabalho deve ser encaminhado em formato “doc”;

e) o autor encarregado do envio deve ter o cuidado de não identificar a autoria, sendo removida do arquivo “doc”, garantindo desta forma o critério “Avaliação cega por pares”.

f) o(s) autor(es) que publicar(em) um artigo na revista deverá aguardar o prazo de 2 (dois) anos para o envio de novas contribuições para avaliação.

g) O texto submetido não deve estar sob processo de avaliação em outro periódico. Tal condição deverá ser mantida durante todo o processo de envio, aguardo e resposta final por parte da revista Interfaces da Educação.

h) Todos os autores devem incluir, obrigatoriamente, ORCID no ato de encaminhamento do texto

i) Em caso de ocorrência de plágio, verificada na contribuição enviada, o texto será imediatamente rejeitado, arquivado, e seus autores serão notificados.

2) Gêneros aceitos na revista:

 

a) artigo de pesquisa – texto com o mínimo de 6.000 e o máximo de 8.000 palavras, contendo o relato de uma pesquisa;

b) ensaio – texto com o mínimo de 6.000 e o máximo de 8.000 palavras, contendo discussão de um problema teórico relevante ao campo em que se insere;

c) resenha – texto com o mínimo de 1.500 e o máximo de 2.000 palavras, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias etc. 

 

**A contagem das palavras, em todos os casos, inclui as referências e os anexos.

 

3) Apresentação dos originais:

 

a) título em português e inglês;

b) resumo em português e inglês, contendo entre 150 e 200 palavras. Sugere-se que os resumos explicitem: o tema, o(s) objetivo(s) do artigo, a orientação teórica, a metodologia, os resultados e a conclusão.

c) palavras-chave (entre 3 e 5) em português e inglês. As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico.

d) corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir do tópico 1, com exceção para as resenhas. Artigos de pesquisa devem conter, preferencialmente, as seguintes divisões: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, considerações finais. Ensaios devem conter, pelo menos: introdução, discussão e considerações finais. Não numerar a introdução e as considerações finais.

e) referências bibliográficas em acordo com a norma da ABNT mais recente;

f) A revisão textual e gramatical do texto, em português e em inglês, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do texto. O não cumprimento acarretará a rejeição do material submetido.

 

4) Formatação do texto:

 

a) Margens: Superior e esquerda: 3,0 e Inferior e direita: 2,0.

b) o texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5;

c) citações com mais de 3 linhas devem ganhar um recuo de margem, conforme as normas da ABNT; fonte Times New Roman, tamanho 10; espaçamento simples;

d) tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos etc. devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título que contemple o seu conteúdo.  Pede-se aos autores que façam remissão às tabelas, aos quadros e às ilustrações mediante o seu número, evitando-se expressões do tipo “conforme tabela a seguir/abaixo”. colocar a fonte que a tabela se refere;

e) as chamadas de autores no corpo do trabalho devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio da data identificadora do trabalho, seguida de vírgula e da expressão “p.” de página, e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Ex.: (STUBBS, 1983, p. xx); ou Stubbs (1983, p. xx);

f) as notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.

 

5) Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:

 

a) STUBBS, M. Discourse analysis: the sociolinguistic analysis of natural language. Chicago: The University of Chicago Press; Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1983.

b) PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.

c) FURLANETTO, M. M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumentos linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 2, p. 249-279, jan./ jun. 2004.

d) MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3: “Gêneros textuais e ensino-aprendizagem” org. por Adair Bonini e Maria Marta Furlanetto, p. 495-517, set./dez. 2006.

e) ROJO, R. H. R. Gêneros do discurso no círculo de Bakhtin: ferramentas para a análise transdisciplinar de enunciados em dispositivos e práticas didáticas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4., Tubarão, SC. Anais... Tubarão: UNISUL, 2007. p. 1761-1775.

Pede-se atenção especial dos autores para que verifiquem se as referências citadas no corpo do trabalho (chamadas) estão apresentadas na lista final e vice-versa. 

 

6) Endereço para Contato:

 

Revista Interfaces da Educação

A/C: Conselho Editorial

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Paranaíba

Av. João Rodrigues de Melo, s/n – Jardim Santa Mônica.

79500-000 – Paranaíba-MS, Brasil.

Fone: (67) 3503-1006

e-mail: interfacesdaeducacao@gmail.com

 

 Declaração de Direito Autoral

Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Interfaces da Educação, volume, nº, páginas).

A Comissão Editorial da Revista Interfaces da educação autoriza o livre acesso e a franca distribuição dos conteúdos publicados, desde que citada a fonte, ou seja, atribuindo-se crédito aos autores e distribuidores (revista Interfaces da educação), e preservado o texto na íntegra. Para a utilização dos artigos, a Interfaces da Educação vale-se da Licença Creative Commons. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação dos autores e da fonte. Os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais de seu artigo. Nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

 

CESSÃO DE DIREITOS

A publicação do artigo implica a cessão integral de direitos autorais à revista Interfaces da Educação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço de 1,5 linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Quanto ao ponto de vista ético, os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos publicados. A ocorrência de plágio implicará em exclusão imediata do sistema.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;

 

b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;

 

c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.