A FÁBRICA DA EDUCAÇÃO: DA ESPECIALIZAÇÃO TAYLORISTA À FLEXIBILIZAÇÃO TOYOTISTA

Visualizações: 331

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4853

Palabras clave:

Mercado de trabalho, Formação profissional, Qualificação profissional

Resumen

Resenha de livro que trata da necessidade de adaptação da força de trabalho frente às mudanças no modo de produção capitalista e suas consequências no processo de formação e na vida dos trabalhadores. Além disso, apresenta os aspectos ideológicos que marcaram as mudanças no mundo do trabalho ao longo do século 20.

O livro também apresenta os mecanismos adotados no chão da fábrica e no processo de formação dos trabalhadores para produzir uma força de trabalhdo adaptada às exigencias de cada momento da produção.

Biografía del autor/a

Paula de Macedo Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio, Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e da Rede Universitas-BR. Atualmente é docente I na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, políticas públicas para formação do trabalho e renda, qualificação profissional, educação profissional e tecnológica.

Citas

ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A Fábrica da Educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez Editora, 2017. (Coleção questões da nossa época; v. 58). 117 p.

Publicado

2023-06-14

Cómo citar

Santos, P. de M. (2023). A FÁBRICA DA EDUCAÇÃO: DA ESPECIALIZAÇÃO TAYLORISTA À FLEXIBILIZAÇÃO TOYOTISTA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4853