Desafios e Perspectivas na Implementação dos Itinerários Formativos
a Percepção Docente em Foco
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9902Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Itinerários Formativos, Formação de Professores, Currículo, Percepção DocenteResumo
Este artigo apresenta uma análise qualitativa das percepções de professores sobre a implementação dos Itinerários Formativos, componente central da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). A investigação, de caráter exploratório, buscou compreender os desafios, estratégias e perspectivas dos docentes a partir de entrevistas semiestruturadas. Para o desenvolvimento do trabalho foi adotada uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa do tipo estudo de caso múltiplo. O trabalho de campo foi realizado em três escolas pertencentes à rede pública estadual de um mesmo município, selecionadas de forma intencional para representar a diversidade de contextos existentes dentro daquela localidade. Os resultados, organizados em sete eixos temáticos, revelam preocupações significativas quanto à formação docente, à superficialidade e desorganização curricular, à dependência de materiais digitais padronizados, ao desengajamento discente, à precariedade do apoio institucional e ao aprofundamento de desigualdades educacionais. Conclui-se que a efetivação da reforma exige um investimento robusto em formação continuada contextualizada, na valorização da autonomia docente e na construção de um currículo integrado e significativo, alinhado às demandas dos estudantes e à realidade das escolas públicas
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