Possíveis impactos das novas diretrizes curriculares nacionais da educação física nos cursos de graduação
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9807Keywords:
DCN, Educação Física, Resolução CNE/CES nº 06/2018, CurrículoAbstract
No final de 2018, entrelaçado a um cenário político conturbado, foi publicada a Resolução do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior n° 06/2018, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física (DCNEF). Tratando-se de um documento norteador, é nítido a sua influência nos currículos dos cursos de Educação Física. Assim, a pesquisa objetiva investigar, a partir de uma revisão sistemática, os impactos das novas DCNEF nos cursos de graduação. Para a análise dos estudos, aplicou-se a técnica da Análise Temática para a organização acerca dos parâmetros relacionados à temática a serem investigados. Após familiarização com os trabalhos selecionados, elencaram-se três questões norteadoras do processo de análise, referente as DCNEF, sendo: Qual o contexto de influência da criação? Quais os possíveis impactos para a formação docente? Quais são as principais conclusões? Constatou que as novas DCNEF sofreram forte influência dos interesses neoliberais, inclinando-se aos interesses do mercado privado e do fitness. Ademais, de forma camuflada e ignorando a produção epistemológica da área, repaginaram a fragmentação dos cursos. Logo, a formação docente nos cursos de Educação Física não será impactada por um modelo inovador, mas pela insistência em um modelo que não demonstrou-se eficaz.
References
ABIB, Leonardo Trápaga; KNUTH, Alan Goulart. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física de 2018 e as imprecisões em torno da saúde coletiva e o SUS. Revista Pensar a Prática, v. 24, p. 1-22, 2021.
APPLE, Michael Whitman. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Editora Cortez, 2002, p. 59-92.
BASTOS, Robson dos Santos; JUNIOR, Osvaldo Galdino dos Santos. As (novas) diretrizes curriculares nacionais da educação física: a fragmentação repaginada. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, v. 11, p. 317-327, 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 06 de 18 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 mar. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 10 abr. 2024.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Researchin Psychology. London, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235356393_Using_thematic_analysis_in_psychology. Acesso em: 25 jul. 2024.
FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos; ALVES, Cláudia Aleixo. A Formação de professores de educação física no Brasil: implicações e perspectivas. In: SOARES, M. G.; ATHAYDE, P.; LARA, L (org.). Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE: Formação profissional e mundo do trabalho. Natal: editora EDUFRN, 2020, v. 4, p. 31-50. Disponível em: https://www.cbce.org.br/item/formacao-profissional-e-mundo-do-trabalho---ciencias-do-esporte--educacao-fisica-e-producao-do-conhecimento-em-40-anos-de-cbce. Acesso em: 24 jul. 2024.
FREITAS, Rogério Gonçalves de; OLIVEIRA, Marcos Renan Freitas de; COELHO, Higson Rodrigues. Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em educação física e disruptura na formação: apontamentos preliminares. Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 245–253, 2019.
FURTADO, Roberto Pereira. Novas Diretrizes e antigos debates: uma análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Educação Física - Resolução CNE/CES 06/2018. In: SOARES, Marta Genú; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa (org.). Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE: Formação profissional e mundo do trabalho. Natal: editora EDUFRN, 2020, v. 4, p. 115-135. Disponível em: https://www.cbce.org.br/item/formacao-profissional-e-mundo-do-trabalho---ciencias-do-esporte--educacao-fisica-e-producao-do-conhecimento-em-40-anos-de-cbce. Acesso em: 24 jul. 2024.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Rio de Janeiro. LOGEION: Filosofia da Informação, v. 6, n.1, p. 57-73, set. 2019/fev. 2020.
GOMES, Gabriel Vielmo; SOUZA, Maristela da Silva. Formação de professores em Educação Física pós-BNCC. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, v. 13, p. 858-873, 2021.
JÚNIOR, Armando Boito. Dilma, Temer e Bolsonaro: crise, ruptura e tendências na política brasileira. Goiânia: Editora Phillos Academy, 2020. Disponível em: https://phillosacademy.com/dilma-temer-e-bolsonaro. Acesso em: 25 jul. 2024.
JÚNIOR, José Augusto Honorato Vieira; SILVA, Cinthia Lopes da; UVINHA, Ricardo Ricci. O Lazer nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Educação Física no Brasil. Revista Licere, v. 24, p. 227-250, 2021.
JÚNIOR, Osvaldo Galdino dos Santos; BASTOS, Robson dos Santos. As (novas) diretrizes curriculares nacionais da educação física: a fragmentação repaginada. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 11, n. 3, p. 317-327, 2019.
LUNA, Christiane Freitas; ROCHA, Kleber Silva. O currículo em Educação Física: mudanças paradigmáticas, políticas e legislativas. Revista Cenas Educacionais, v. 3, p. 1-19, 2020.
MACIEL, Thiago Barreto. As atuais DCN de Educação Física (resolução n° 06/18) e a oficialização de um modelo de fragmentação já existente. Revista Fluminense de Educação Física, v. 2, p. 1-22, 2021.
MAIA, Júlio César; SACARDO, Michele Silva. Contra-ataque histórico-crítico às diretrizes de 2018: pela superação da reafirmação hegemônica dos grupos dominantes sobre a formação e intervenção em Educação Física. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, v. 14, p. 610-629, 2022.
MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; PEREIRA, Ana Lucia. Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 196–228, 2021.
NOZAKI, Hajime Takeuchi. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/31277/edf_reordenamento_mercado_trabalho.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 jul. 2024.
PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos; PRADO, Antônio Gottschlisch do; PRADO, Edna Cristina do. A (in)visibilidade dos Direitos Humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física de universidades federais brasileiras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 35, p. 99-112, 2021.
PENNA, Adriana Machado; SILVA, Elizandra Garcia da; ALMEIDA, Paulo Antônio Crescíulo de; CASTRO, Waldyr Lins de; GURGEL, Jonas Lírio; JUNIOR, Edmundo de Drummond Alves. Novas diretrizes curriculares nacionais em Educação Física: arautos da nova arquitetura precarizada para a formação de professores. Revista Formação em Movimento, v. 3, p. 1-23, 2021.
QUELHAS, Álvaro de Azeredo; NOZAKI, Hajime Takeuchi. A formação do professor de Educação Física e as novas diretrizes curriculares frente aos avanços do capital. Revista Motrivivência, Florianópolis, n. 26, p. 69-87, 2006.
RAMALHO, Carla Chagas; CARDOSO, Fernanda de Souza. A trajetória das diretrizes curriculares nacionais do curso de Educação Física. Revista Prâksis, v. 17, p. 133-160, 2020.
REZER, Rircardo; RODRIGUES, Lilian Beatriz Schwinn; SÁ, Clodoaldo Antonio de; REZER, Carla dos Reis; MATIELLO, Marizete Lemes da Silva; ROCHA, Deizi Domingues da; STANGA, Adriani Cristiani; KLEINUBING, Neusa Dendena; DUTRA, Altamir Trevisan. As diretrizes curriculares nacionais: desdobramentos para a formação inicial em educação física – ou, por que avançamos tão pouco? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 472485, 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2147. Acesso em: 25 jul. 2024.
ROEVER, Leonardo. Compreendendo os Estudos de Revisão Sistemática. Revista Da Sociedade Brasileira De Clínica Médica, v. 15, p. 127-130, 2017.
SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, p. 83-89, 2007.
SILVA, Hugo Leonardo Fonseca da; FURTADO, Roberto Pereira. Reação conservadora neoliberal e políticas curriculares: as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física. Revista Currículo Sem Fronteiras, v. 22, p. 1-18, 2022.
VENTURA, Paulo Roberto Veloso; ANES, Rodrigo Roncato Marques. A Formação profissional em educação física: dilemas, divergências e protagonismos das DCN atuais. In: SOARES, Marta Genú; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa (org.). Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE: Formação profissional e mundo do trabalho. Natal: editora EDUFRN, 2020, v. 4, p. 13-30. Disponível em: https://www.cbce.org.br/item/formacao-profissional-e-mundo-do-trabalho---ciencias-do-esporte--educacao-fisica-e-producao-do-conhecimento-em-40-anos-de-cbce. Acesso em: 25 jul. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.