Possíveis impactos das novas diretrizes curriculares nacionais da educação física nos cursos de graduação

uma revisão sistemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9807

Keywords:

DCN, Educação Física, Resolução CNE/CES nº 06/2018, Currículo

Abstract

No final de 2018, entrelaçado a um cenário político conturbado, foi publicada a Resolução do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior n° 06/2018, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física (DCNEF). Tratando-se de um documento norteador, é nítido a sua influência nos currículos dos cursos de Educação Física. Assim, a pesquisa objetiva investigar, a partir de uma revisão sistemática, os impactos das novas DCNEF nos cursos de graduação. Para a análise dos estudos, aplicou-se a técnica da Análise Temática para a organização acerca dos parâmetros relacionados à temática a serem investigados. Após familiarização com os trabalhos selecionados, elencaram-se três questões norteadoras do processo de análise, referente as DCNEF, sendo: Qual o contexto de influência da criação? Quais os possíveis impactos para a formação docente? Quais são as principais conclusões? Constatou que as novas DCNEF sofreram forte influência dos interesses neoliberais, inclinando-se aos interesses do mercado privado e do fitness. Ademais, de forma camuflada e ignorando a produção epistemológica da área, repaginaram a fragmentação dos cursos. Logo, a formação docente nos cursos de Educação Física não será impactada por um modelo inovador, mas pela insistência em um modelo que não demonstrou-se eficaz.

Author Biographies

João Gabriel Gewehr, Universidade Federal de Santa Maria

Formado em Educação Física - Licenciatura (2024), cursando Educação Física - Bacharelado e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. 

Renata Godinho Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física. Especialista em Atividade Física e Saúde, Mestra e doutora em Educação em Ciências. 

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Educação, departamento de Metodologia do Ensino.

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Published

2025-12-18

How to Cite

Gewehr, J. G., Soares, R. G., & Ilha, P. V. (2025). Possíveis impactos das novas diretrizes curriculares nacionais da educação física nos cursos de graduação: uma revisão sistemática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9807

Issue

Section

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional