A nova pedagogia da hegemonia e a pedagogia do mercado na rede de ensino público municipal de Angra dos Reis – RJ
contextos do mal-estar docente
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9922Keywords:
Nova pedagogia da hegemonia, Pedagogia do mercado, Mal-estar docente, Rede pública de Angra dos ReisAbstract
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise crítica inicial sobre a ‘reforma’ educacional implementada no sistema de ensino público municipal de Angra dos Reis, no período 2021-2024, através dos conceitos da “nova pedagogia da hegemonia” (Neves, 2005) e da “pedagogia do mercado” (Santos, 2012), e de seus possíveis impactos no “mal-estar docente” (Esteve, 1999). Justifica-se pela necessária discussão dos impactos gerados pela ação do gerencialismo empresarial na escola pública. Como metodologia, foi usada a pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa com o aporte teórico de Esteve (1999), Neves (2005), Dejours & Bègue (2010), Santos (2012) e Zafalão (2021), além de uma Enquete Docente (2025) respondida por 88 professores dessa rede sobre a relação das condições de trabalho e saúde dos docentes. Conclui-se que há o aprofundamento da pedagogia do mercado no município de Angra dos Reis, por meio do gerencialismo do governo municipal sobre o trabalho docente, promovendo o estado de mal-estar e, em muitos casos, o adoecimento de professores pressionados por sobrecarga de trabalho, excesso de monitoramento e controle burocrático, além da alienação do trabalho forjada na transformação das subjetividades dos professores em favor da padronização e mercantilização da educação.
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