´Trajetória das políticas curriculares no Brasil e seus impactos na Formação Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9931

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais;, Currículo, BNCC, Formação de professores

Resumo

Este artigo analisa a trajetória das políticas curriculares no Brasil, com ênfase na formação de professores e na implementação da BNCC (2017). Explora as transformações e as tentativas de universalização do acesso e de melhoria da qualidade educacional nas políticas públicas curriculares brasileiras. E tem como objetiva analisar o percurso das políticas curriculares brasileira, com ênfase na formação docente e na implementação da BNCC (2017). O estudo, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, investiga as tensões entre as políticas curriculares nacionais e a autonomia docente, bem como os impactos da BNCC nas práticas pedagógicas e na formação de professores. A pesquisa identifica as forças políticas, econômicas e sociais que moldaram as políticas curriculares no Brasil e seus efeitos na educação. Examina o contexto histórico das políticas curriculares brasileiras, a implementação e os efeitos da BNCC, e teorias sobre autonomia e resistência docente. O estudo sintetiza reflexões sobre o impacto dessas políticas na gestão escolar e na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Michelle Castro Lima, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal de Catalão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, memória, formação de professoras, ensino primário, práticas e currículo.

Sangelita Miranda Franco Mariano, Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua nas áreas de formação de professores e políticas. 

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

Lima, M. C., & Mariano, S. M. F. (2025). ´Trajetória das políticas curriculares no Brasil e seus impactos na Formação Docente. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9931

Edição

Seção

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional