´Trajetória das políticas curriculares no Brasil e seus impactos na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9931Palavras-chave:
Políticas públicas educacionais;, Currículo, BNCC, Formação de professoresResumo
Este artigo analisa a trajetória das políticas curriculares no Brasil, com ênfase na formação de professores e na implementação da BNCC (2017). Explora as transformações e as tentativas de universalização do acesso e de melhoria da qualidade educacional nas políticas públicas curriculares brasileiras. E tem como objetiva analisar o percurso das políticas curriculares brasileira, com ênfase na formação docente e na implementação da BNCC (2017). O estudo, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, investiga as tensões entre as políticas curriculares nacionais e a autonomia docente, bem como os impactos da BNCC nas práticas pedagógicas e na formação de professores. A pesquisa identifica as forças políticas, econômicas e sociais que moldaram as políticas curriculares no Brasil e seus efeitos na educação. Examina o contexto histórico das políticas curriculares brasileiras, a implementação e os efeitos da BNCC, e teorias sobre autonomia e resistência docente. O estudo sintetiza reflexões sobre o impacto dessas políticas na gestão escolar e na prática pedagógica.
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