A materialização da Base Nacional Comum Curricular no Referencial Curricular Amazonense da Educação Infantil

uma análise à luz da Pedagogia Histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9932

Palavras-chave:

Política Curricular, Educação Infantil, Pedagogia Histórico-crítica

Resumo

O artigo analisa como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se materializa no Referencial Curricular Amazonense (RCA) da Educação Infantil (EI), tomando a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como orientação teórico-metodológica. Com base em análise documental, guiada pelo Materialismo Histórico-dialético (MHC), examinam-se os fundamentos curriculares da BNCC e do RCA-EI. Os resultados indicam que o referencial estadual para a EI preserva a estrutura e dinâmica da BNCC, deslocando o foco do conhecimento sistematizado para matrizes focadas em competências e habilidades, “não-ensino”, espontaneísmo infantil e para a gestão de evidências de desempenho. Evidencia-se uma tensão entre o enunciado de “direitos de aprendizagem e desenvolvimento” e a exigência, própria da PHC, de recentrar conteúdos elaborados sob mediação intencional docente. Além disso, singularidades socioterritoriais do Amazonas favoreceram processos decisórios verticalizados, com baixa participação qualificada de escolas e universidades na construção de tal referencial. Sustenta-se que a formação omnilateral na primeira infância depende do acesso escolarmente mediado ao patrimônio cultural, não da mera padronização curricular e busca indiscriminada por resultados.

Biografia do Autor

Rodrigo Lima Nunes, UFMS - CAMPUS DO PANTANAL

Doutor em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente-SP (2019). Formação inicial em Educação Física (licenciatura, 2010). Atualmente é docente no curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Líder do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar, Pedagogia Histórico-crítica e Teoria Histórico-Cultural (GEIPEE-PHC/THC). Pesquisador do grupo Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/UEM/CRV). Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS/CPAN. Seus estudos e atuação se concentram nas áreas de Educação e Educação Física Escolar, com ênfase nos seguintes temas: Teorias pedagógicas críticas em Educação e Educação Física; Pedagogia Crítica do Esporte, Fundamentos e Práticas do Ensino da Cultura Corporal na Escola; Políticas Públicas em Educação e Educação Física Escolar. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5784-0081; lattes: http://lattes.cnpq.br/9716894649842674;

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento (Antropologia) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior - ENS/UEA (2021-2023). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Currículo, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas. Temas de pesquisa: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. 

Referências

AGUIAR, M. A. da S. A.; DOURADO, L. F. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

AMAZONAS. Referencial Curricular Amazonense: Educação Infantil. Manaus: MEC/CONSED/UNDIME, 2019.

BISSOLI, M. de F.; MOMO, M. A Implementação da Base Nacional Comum Curricular no Amazonas: Desafios, conquistas e contradições em movimentos. Revista Textura, Governador Mangabeira, v. 22, n. 50, p. 75-98, abr./jun. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/CNE, 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 331, de 5 de abril de 2018. Institui o ProBNCC. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 abr. 2018.

CRUZ, M. C. F. BNCC: uma breve análise pautada na Pedagogia Histórico-Crítica. Cadernos GPOSSHE On-line, Fortaleza, v. 5, n. 1, 2021.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.

EVANGELISTA, O.; SHIROMA, E. O caráter histórico da pesquisa em educação. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–14, 2019.

FRANCISCO, M. V.; GONÇALVES, L. D.; PAIAS, K. R. M. Da BNCC À BNC-Formação: ponderações a partir do materialismo histórico-dialético. In: MOREIRA, J. A. S.; VOLSI, M. E. E.; SOUZA, T. D. Políticas educacionais, gestão e financiamento da educação. Curitiba: Editora CRV, 2023, p. 129-145.

GAMA, C. N.; DUARTE, N. Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade. Revista Interface, Botucatu, v. 21, n. 62, 2017.

HYPOLITO, Á. M. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 35–52, 2021.

KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1987.

LAZARETTI, L. M.; MELLO, M. A. Como ensinar na educação infantil? Reflexões sobre a didática e o desenvolvimento da criança. In: PASQUALINI, J. C.; TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. M. Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

LIMA, F. H. Avaliação em Larga Escala para a Educação Infantil: do Baby PISA ao Novo SAEB. 2023.164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2023.

MAZZEU, F. J. C. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 44, abr. 1998. p. 59-72.

PAULO NETTO, J. Introdução ao Estudo do Método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. “Infância e pedagogia histórico-crítica”. In: GALVÃO, A. C. (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica, 2ª ed. Campinas, 2020, Cap. 10, p. 245-277.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 1991.

SILVA, C.; SAMPAIO, C. A. S.; SANTOS, V. S. Referencial curricular amazonense para a educação infantil: Construção do documento e suas implicações. Cadernos Cajuína, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e227315, 2022.

SOBRINHO, R. S. M.; BETTIOL, C. A. Entre o “dito” e o “não-dito”: uma análise crítica da BNCC e do RCA para a educação infantil na rede de educação do Amazonas. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 26–43, 2022.

Downloads

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Nunes, R. L., Oliveira, C. B. de, & Costa, M. de O. (2025). A materialização da Base Nacional Comum Curricular no Referencial Curricular Amazonense da Educação Infantil: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-crítica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9932

Edição

Seção

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional