Relações entre o público e o privado no processo de construção e implementação do Documento Curricular Para Goiás - etapa ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.10006Palabras clave:
Goiás, Currículo, Ensino Médio, Relações Público-PrivadoResumen
O presente artigo versa sobre as relações entre o público e o privado no processo de construção e implementação do Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM), elaborado em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes nacionais para essa etapa formativa. Tem como objetivo central analisar como a atuação de instituições e fundações privadas incidiram no processo de elaboração e difusão do DC-GOEM. Na perspectiva do método do materialismo histórico-dialético, recorreu-se à revisão de literatura, por meio das bases SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e à análise de documentos, como o próprio DG-GOEM, os extratos de contratos divulgados no Diário Oficial do estado de Goiás e os termos de colaboração e acordos de cooperação firmados entre Seduc-GO e instituições privadas. Os resultados revelaram que o currículo goiano promoveu o esvaziamento da formação dos(as) estudantes do Ensino Médio, ao adotar a lógica das competências e dos itinerários formativos, expressa na intensificação das relações público-privado e na influência de fundações e institutos empresariais na implementação curricular e na formação continuada docente.
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