A Educação Infantil após a Base Nacional Comum Curricular

avanços, retrocessos e perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9863

Palabras clave:

Educação Infantil, BNCC, Formação Continuada, Políticas Educacionais

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar criticamente a Educação Infantil no Brasil após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discutindo avanços, retrocessos e perspectivas decorrentes de sua implementação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se em revisão bibliográfica e em recorte de investigação de dissertação de mestrado concluída, com foco nas percepções de professores de um município da Região Centro-Sul do Paraná. Inicialmente, aborda-se a Educação Infantil como direito social e o percurso histórico das políticas públicas que antecederam a BNCC. Em seguida, analisam-se os efeitos do documento nas práticas pedagógicas, destacando o reconhecimento dos campos de experiência como possibilidade de integração das aprendizagens e de planejamento mais significativo. Contudo, evidenciam-se tensões relacionadas ao excesso de objetivos de aprendizagem e ao risco de engessamento da prática docente. A formação continuada revelou-se essencial para a compreensão crítica do documento e para o fortalecimento da autonomia profissional. Os professores apontaram a necessidade de adaptar a BNCC às especificidades dos grupos atendidos, respeitando a diversidade cultural e social das crianças, e ressaltando que o documento deve ser compreendido como referência orientadora, e não como manual prescritivo, de modo a preservar a autoria docente e garantir práticas pedagógicas contextualizadas e significativas.

 

Biografía del autor/a

Danieli Bachtchen, UNICENTRO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO. Pedagoga na rede municipal de Mallet/PR, Brasil. ORCID:https://orcid.org/0000-0002-9184-4414. E-mail: danielibachtchen@gmail.com

Aliandra Cristina Mesomo Lira, UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO, Guarapuava/PR, Brasil. ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2945-464X.E-mail: aliandralira@gmail.com    

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Bachtchen, D., & Lira, A. C. M. (2025). A Educação Infantil após a Base Nacional Comum Curricular: avanços, retrocessos e perspectivas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9863

Número

Sección

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional