A precarização do trabalho docente frente às políticas públicas para a alfabetização

uma análise sobre o Alfabetiza Tchê

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9866

Palabras clave:

formação de professores, alfabetização, políticas públicas da educação, neoliberalismo

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou os impactos dos cursos de formação de professores, com ênfase no Programa Estadual de Apoio à Alfabetização – Alfabetiza Tchê, na configuração da profissão docente. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, fundamentado na análise documental, que analisou documentos oficiais, como legislações e decretos, além de reportagens e materiais relacionados ao programa. O referencial teórico se apoia em autores que discutem temas como neoliberalismo, políticas públicas de educação e trabalho docente, os quais dialogam com a temática da pesquisa e contribuem na discussão destas questões. Os resultados indicam que a forma como o programa Alfabetiza Tchê foi estruturado e institucionalizado,  por meio de parcerias público-privadas, com um viés meritocrático e sem ampla discussão com pesquisadores do campo, contribui para a precarização e a descaracterização do trabalho docente, enfraquecendo a autonomia profissional e impactando negativamente a organização do trabalho pedagógico.

Biografía del autor/a

Luíse Penning Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura - LAPIL. Faz parte da Secretaria Técnica da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização. Pesquisa sobre Políticas Públicas no contexto da Alfabetização e da Formação de Professores.

Barbara Goulart Borges, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar - FACUMINAS (2023). Graduada em Pedagogia - FURG (2023). É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE. É associada à Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf. Possui experiência com mídias sociais, integrando o setor de mídias do GEALI/FURG desde 2020 e do PPGEdu/FURG desde 2023. Pesquisa sobre políticas públicas no contexto da Alfabetização e Letramento, bem como da Educação Infantil. 

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento GEALI, pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - NEPE/IE/FURG. Faz parte da Rede Nacional de Alfabetização ALFAREDE e da Rede de Laboratórios de Alfabetização - ALFALabs. É presidente da Associação Brasileira de Alfabetização - ABALF e Membro da Editoria Científica da RBEP/INEP.É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-2011) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2001). Realizou pós-doutorado nos Estados Unidos, na University of Illinois at Urbana-Champaign de janeiro a dezembro de 2016 e na University of Canterbury - Nova Zelândia. Desenvolve ações de pesquisa e extensão no campo da alfabetização e letramento, cultura lúdica, infâncias e políticas públicas educacionais, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Citas

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Pereira, L. P., Borges, B. G., & Nogueira, G. M. (2025). A precarização do trabalho docente frente às políticas públicas para a alfabetização: uma análise sobre o Alfabetiza Tchê. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9866

Número

Sección

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional