Avaliação e Tecnologias Digitais
política curricular, percepções e desafios no contexto mato-grossense
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9867Palabras clave:
Avaliação, Tecnologia digital, Política curricularResumen
As políticas curriculares estaduais do Brasil, especialmente para o Ensino Médio após a instituição da Lei n°13.415/2017, integram um movimento maior articulado às diretrizes nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Mato Grosso (MT), destaca-se a adoção de um Sistema Estruturado de Ensino (SEE), com forte centralidade em avaliações externas e no uso de Tecnologias Digitais (TD) tanto como apoio pedagógico quanto mecanismo de controle e responsabilização. O estudo, desenvolvido em uma escola estadual de Cuiabá/MT no ano de 2024, metodologicamente, por meio de grupo focal com docentes 10 do Ensino Médio, objetivou analisar suas percepções sobre avaliação, TD e os efeitos das políticas curriculares em sua prática pedagógica. Os resultados indicam que os docentes relataram limitações das avaliações externas, apontando que muitas vezes desconsideram contextos e necessidades reais dos estudantes e priorizam índices e competitividade em detrimento da aprendizagem significativa. Apontou-se também desafios na integração das TD, devido às desigualdades de acesso e uso restrito. A análise conclui que avaliações e uso de TD têm servido mais à produção de resultados e controle que ao desenvolvimento educacional, e defende currículos e avaliações orientados pelas finalidades educativas e pela formação integral dos estudantes, especialmente das escolas públicas.
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