Políticas linguísticas curriculares do Rio Grande do Sul

a discussão sobre a identidade do estado no documento Referencial Curricular Gaúcho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9905

Palabras clave:

Políticas Linguísticas, Identidade linguística, Referencial curricular gaúcho, ensino

Resumen

Este estudo tem como tema central as políticas linguísticas curriculares apresentadas no Referencial Curricular Gaúcho de Ensino Fundamental (RCG), documento educacional oficial do Rio Grande do Sul, e sua relação com a construção da identidade gaúcha. O objetivo principal é analisar como a identidade linguística está presente tanto no RCG quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando levantar questionamentos para a busca de uma educação que valorize a pluralidade cultural do Rio Grande do Sul. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho crítico-descritivo que consiste em uma análise documental, examinando os textos oficiais e identificando como as políticas linguísticas curriculares são articuladas em relação à identidade gaúcha. Os resultados indicam que, embora o RCG reconheça a importância da diversidade cultural e linguística, sua abordagem ainda é limitada, priorizando uma visão colonial da identidade sul-rio-grandense e homogênea da língua portuguesa em detrimento das etnias marginalizadas, das variedades regionais e das línguas de imigração. A discussão aponta para a necessidade de uma política linguística educacional mais inclusiva, que não apenas respeite as variedades linguísticas do estado, mas também as utilize como ferramenta pedagógica para fortalecer a identidade cultural e linguística dos estudantes.

Biografía del autor/a

Rômulo Schwanz Diel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Letras e graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Atualmente é professor substituto do Magistério Superior no Departamento de Língua e Literatura Vernácula (DLLV) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Patricia de Oliveira Morais, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé.

Valter Pereira Romano, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) na linha de pesquisa contato, variação e mudança linguística. Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Diel, R. S., Morais, P. de O., & Romano, V. P. (2025). Políticas linguísticas curriculares do Rio Grande do Sul: a discussão sobre a identidade do estado no documento Referencial Curricular Gaúcho. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9905

Número

Sección

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional